Notícias

16 de Dezembro de 2019

Cartório de RCPN de São Vicente (SP) participa do Projeto Quero ter Pai

Na última sexta-feira (06), em São Vicente, aconteceu mais uma edição do projeto “Quero ter Pai”, que contou com o apoio da Vara da Família do Fórum municipal e do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de São Vicente, e tinha como objetivo conscientizar as mães a respeito da indicação de paternidade.



O projeto contou com esclarecimentos em três frentes: da titular do cartório, Ana Paula Browne, que realizou uma palestra abordando a importância do reconhecimento da paternidade e de todos os aspectos práticos sobre o tema; do juiz de Direito, Guilherme da Costa Manso Vasconcellos, que ressaltou os aspectos jurídicos e a repercussão patrimonial, bem como as questões de direito a alimentos e à sucessão; e, por fim, da psicóloga do Fórum, Cristina Palason Moreira Cotrim, que tratou dos aspectos psicológicos da ausência paterna na vida das crianças.



“O cartório de registro civil tem um papel muito importante na conscientização da população a respeito do reconhecimento da paternidade e da importância da figura paterna na vida da criança. Sobretudo, é importante frisar que esse é um direito da criança e não é um direito da mãe de ter essa privacidade, mas um direito da criança de ter um pai registral. É um trabalho em três frentes que tem dado bastante certo aqui na cidade de São Vicente,” destaca Ana Paula Browne.



Após as palestras, colaboradores do Cartório de São Vicente fizeram um mutirão de reconhecimento de paternidade com todas as mães ali presentes, além de esclarecer todas as dúvidas sobre os procedimentos.

Assine nossa newsletter