Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

IPRA-CINDER 2020 abre espaço para o Registro Civil por meio da apresentação de trabalhos

Publicado em: 06/02/2020
Participe de concurso da Arpen/SP que escolherá um associado para representá-la no evento em outubro
 
 
O XXII Congresso Internacional de Direito Registral (IPRA-CINDER) acontecerá entre os dias 6 e 9 de outubro de 2020, na cidade de Porto, em Portugal, e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) é patrocinadora Ouro do evento. Tradicionalmente voltado ao registro de imóveis, essa será a primeira vez que o congresso abrirá espaço para outras atribuições de registros públicos. Será possível a participação de registradores civis por meio da apresentação de trabalhos, promovendo o conhecimento acerca da atividade registral brasileira para um público de registradores, juízes, advogados, solicitadores, professores e estudantes de mais de 54 países.
 
A edição deste ano do IPRA-CINDER será guiada por dois temas. O primeiro deles, “O Registro de Imóveis e a Globalização”, abrange questões como: os instrumentos jurídicos de uniformização, unificação e harmonização do direito e seu impacto no registro imobiliário; a globalização do conhecimento do direito através de redes de cooperação internacional; e as plataformas de troca de informação entre diferentes sistemas registais.
 
O segundo tema do congresso, por sua vez, é “Desenvolvimento sustentável – O papel do registro imobiliário nos desafios do século XXI. Consequências econômicas e sociais”. Sob esse mote, serão comentados o estudo de questões como a identificação geográfica do imóvel e a sua relevância para a publicidade registral; a participação do registro de imóveis na eliminação ou redução dos desequilíbrios territoriais; a colaboração do registro no combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e na publicidade dos beneficiários reais ou efetivos; a revolução tecnológica, o tratamento eletrônico dos dados pessoais e sua proteção; as tecnologias disruptivas; e, por último, o Big Data.
 
CONCURSO
A Arpen/SP lançou concurso para escolher um trabalho jurídico/acadêmico que irá representar a associação no IPRA-CINDER 2020. O autor do artigo, além de representar os registradores civis do estado de São Paulo no evento, terá ainda a oportunidade de trocar experiências com colegas de profissão de diversos países.
 
Para participar do concurso, o associado deve ter produzido trabalho que verse sobre o tema: “Os dados da pessoa natural na matrícula do imóvel – trânsito no Registro das Pessoas Naturais como fonte”. Mas fique atento ao prazo: o artigo deverá ser entregue por e-mail (cinder2020@arpensp.org.br) até as 18h do dia 20 de fevereiro. Para conhecer todos os critérios e instruções de participação no concurso, clique aqui e leia o edital completo.
 
Acesse o site e saiba mais sobre o evento. Para participar do congresso sem a inscrição de trabalho, a matrícula pode ser feita nesse mesmo link até 30 de setembro de 2020.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
589509

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 136.198.529
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Artigo – Migalhas - Nome civil – Maior fator de identificação pessoal - Reinaldo Federici

LEIA MAIS