Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

IBDFAM - Multiparentalidade está entre os destaques do I Webinário do IBDFAM Centro-Oeste

Publicado em: 24/07/2020
Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, a advogada Célia Arruda de Castro, do Distrito Federal, aborda a multiparentalidade no I Webinário do IBDFAM Centro-Oeste: Direito das Famílias e suas Interlocuções. O evento on-line será realizado entre 5 e 7 de agosto, com transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se!

“A multiparentalidade instituto relativamente recente, admitido para a proteção do melhor interesse de crianças e adolescentes que desenvolvem vínculos afetivos de parentalidade com outras pessoas além dos pais, a ponto dessas pessoas verdadeiramente passarem a ocupar lugar essencial na vida desses filhos do coração, como por exemplo, a esposa do pai ou o marido da mãe”, classifica a palestrante.

Presidente da Comissão Acadêmica de Pesquisas Científicas e de Jurisprudência do IBDFAM-DF, Célia aponta o impacto da admissão da multiparentalidade para a vida de tantas pessoas. “Os tribunais estaduais passaram a admitir a inserção do nome de uma terceira pessoa nos assentos de nascimento como sendo o terceiro ascendente de primeiro grau da criança, que ficará com dois pais e uma mãe ou uma mãe e dois pais em seu registro de nascimento”, destaca.

Desde 2016, com a Repercussão Geral 622, o Supremo Tribunal Federal – STF reconhece a filiação socioafetiva, a igualdade do parentesco biológico e socioafetivo e a possibilidade concomitante de mais de um vínculo de filiação. Na palestra, em agosto, Célia pretende apontar peculiaridades, percepções práticas e preocupações acerca da multiparentalidade.

Protagonismo ímpar

“O IBDFAM sempre exerceu, com protagonismo ímpar, um papel de divulgação da técnica complexa do Direito das Famílias e Sucessões. Nestes tempos pandêmicos, os encontros virtuais são fundamentais para manter a interlocução dos profissionais da área, com as especificidades de cada região, que mudam muito, pois vivemos em um país continental”, avalia Célia.

Segundo a advogada, o Webinário promoverá espaço para profissionais do Instituto que atuam na região Centro-Oeste. “Sou associada ao IBDFAM desde 2005, incentivada pelos meus eternos professores Giselda Hironaka, Flávio Tartuce e José Simão, e sou muito grata por todo conhecimento adquirido nesse período”, conta.

O evento é organizado pela advogada Eliene Ferreira Bastos, diretora do IBDFAM Centro-Oeste, em parceria com presidentes das seções estaduais que compõem a regional. Serão emitidos certificados de participação. Saiba mais sobre o evento.

Fonte: IBDFAM
Deixe seu comentário
 
 
382641

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 140.214.808
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Clipping – Notícias Concursos - Presidente do STJ mantém criança com casal que pretende regularizar adoção

LEIA MAIS