O Registro Civil no bairro de Itaim Paulista é muito recente, assim como a própria emancipação do Distrito, ocorrida em 1980. O Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Anexo de Notas foi criado por meio de uma lei promulgada em 3/07/1987, mas desde 1984 aserventia já estava em funcionamento. Antesdisso, todos os atos eram lavrados no Distrito vizinho, em São Miguel Paulista.
Hoje, o cartório está sob o comando do oficial Moisés Vitor Ribeiro, responsável por uma equipe de 25 funcionários, junto com seus dois substitutos: Mauro Vitor Ribeiro, 1° substituto, e Mário Santana, 2° substituto.
Moisés adquiriu suas primeiras experiências em Andradina, sua cidade natal, e após prestar concurso público, transferiu-se para São Paulo para assumir o cartório do Itaim Paulista, em 18 de novembro de 1994. "Hoje estar em São Paulo é um motivo de orgulho para mim porque eu venci muitas etapas. Comecei aqui com bastante entusiasmo. No interior a gente toca tudo sozinho, mas aqui o trabalho é bem diferente", comenta o Oficial. Apesar de sua formação em Direito, Moisés sonhava em estudar Medicina, mas a vivência com o serviço cartorário desde jovem - iniciou aos 14 anos - mudou sua trajetória.
Há sete meses em um novo prédio, o cartório do Itaim Paulista está instalado em um ambiente agradável desde a sua recepção. Está dividido em três andares: no térreo funciona o setor de reconhecimento de firmas, autenticações e xérox; no segundo piso há o atendimento do registro civil (nascimentos, casamentos e óbitos) e tabelionato, no terceiro andar ficam os arquivos, onde há espaço para mais 15 anos de trabalho, e os serviços administrativos. É neste andar que se encontra a sala do oficial, e a partir dela é possível monitorar todo o funcionamento da serventia por meio de câmeras. O cartório conta também com o monitoramento de uma empresa de segurança.
Ao entrar na serventia, os clientes são recepcionados por funcionários que os orientam conforme as solicitações. Para aqueles que procuram o setor de reconhecimentos de firmas e autenticações, onde a demanda é grande e constante, é utilizado o sistema de senhas eletrônicas. Essa foi apenas uma das adaptações necessárias nas novas instalações. O cartório também possui acesso para deficientes, balcão para atendimento preferencial, salas reservadas para clientes do tabelionato, procurações e escrituras, além de uma sala de reuniões para atendimentos particulares. Outra adaptação foi um espaço para acomodar os usuários que chegam antes do horário de funcionamento da serventia. "Coloquei essa recepção para as pessoas aguardarem o horário certo em um lugar mais aconchegante. Tenho ouvido elogios e agradecimentos. O Itaim merece muito mais, mas a gente pode dar uma parte disso", comenta o oficial.
A população de Itaim Paulista é, em sua maioria, de classe mais baixa, por esta razão, Moisés acredita ser fundamental treinar sua equipe para orientar os clientes e oferecer serviços de qualidade desde a chegada na serventia. "A gente vê que tem colegas que ainda não acordaram, que acham que o cartório é só para arrecadar dinheiro. Mas quando você trata bem o cliente, ele sempre volta".
Nesta época do ano, o Itaim recebe um número elevado de casais que procuram o cartório para oficializar a união. A média de casamentos fica entre 150, 200/mês, o que necessita de uma mobilização para um bom atendimento. Aos finais de semana, os casais são atendidos conforme a ordem de chegada e muitos funcionários de outros setores são deslocados para a área de casamentos. Os nascimentos têm diminuído com o passar dos anos, mas mesmo assim, o número continua alto. Em 2006, foram registradas 5.569 crianças, sendo que uma parte destes registros foram feitos diretamente nas maternidades com as quais o cartório mantém convênio.
Moisés não atende diretamente ao público, mas não deixa de lado sua função de orientar os clientes em casos específicos. Um desses casos foi de um pai que queria registrar o filho com um nome de origem nigeriana: Ayódelê Adôgunsilê Oduduwa da Costa. Devido ao nome não ter a pronúncia semelhante aos nomes da língua portuguesa e não identificar o sexo da criança, o que causaria problemas futuros, Móises levantou a dúvida sobre o registro, porém a Corregedoria Geral da Justiça concordou com os argumentos do pai.
O Oficial ainda tem muitos planos para o cartório: apesar de totalmente informatizado, sempre atualiza os sistemas de trabalho e pretende ainda implantar um programa de gestão financeira. Além disso, está melhorando as instalações do fraldário e adaptando a sala de casamento e o local para fotos.