Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Cartório Bela Vista

Registro Civil das Pessoas Naturais do 17º Subdistrito da Capital - Bela Vista
 
  • Oficial: Flavia Benito Teixeira
     
  • Oficial Substituto: Luiz Roberto Rocha Teixeira
     
  • Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 1702
     
  • Bairro: Bela Vista
     
  • CEP: 01318-002
     
  • E-mail: cartoriobelavista@terra.com.br
     
  • Telefone: (0XX11) 3284 9000 
     
  • Fax: (0XX11) 3284 9000 -ramal 27
     
  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados das 9h às 12h.
     
  • Instalação do Cartório: 1911
  • Serviços: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Reconhecimento de Firmas, Autenticações e Procurações.
  • Links Úteis: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spse 
                              http://www.sampa.art.br/saopaulo/Bairro%20Bexiga.htm
  • ESTE CARTÓRIO CONTA COM O CERTIFICADO DE QUALIDADE DA ARPEN-SP



     

    Modernidade e segurança no antigo bairro do Bexiga
     

    Quase centenário e localizado em um dos mais tradicionais bairros da Capital paulista, repleto de histórias e tradições, o cartório de registro civil da Bela Vista, administrado desde abril do ano 2000 pela Oficiala Flávia Benito Teixeira, fez questão de deixar a antiguidade da região do Bexiga do lado de fora do balcão. Considerado um dos mais modernos cartórios da Capital paulista é reconhecido pelo excelente desenvolvimento de seu processo de informatização, que fez com que o índice de todos os registros já esteja completamente digitalizado. "A digitalização de todos os registros do cartório, que é de 1911, agiliza muito o atendimento, tornando mais fácil às buscas solicitadas pela população", explica a Oficiala, demonstrando como são realizadas as pesquisas de assentos de nascimento em seu cartório.

     

    Outra mudança considerável realizada pela Oficiala no 17° Subdistrito da Capital foi com relação ao estabelecimento da unidade de registro civil. Desde setembro de 2004, o cartório ocupa um amplo e arejado prédio em uma das esquinas mais famosas do centro de São Paulo, o cruzamento da Avenida Brigadeiro Luís Antônio e da Rua 13 de Maio. "Este novo local, além de ser mais amplo, confortável e arejado que o anterior está muito bem localizado, em um ponto de fácil acesso para a população", destaca Flávia.

     

    A segurança no atendimento aos usuários, sempre respeitando as normas de serviço estabelecidas pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado, é uma das bandeiras do cartório, fato que faz com que a Oficiala permaneça boa parte do período de trabalho auxiliando e controlando o atendimento no balcão. Nos fundos do cartório, baias estão preparadas para receber os 15 funcionários uniformizados do cartório, que podem redigir procurações ou lavrar termos com tranqüilidade e correção.

     

    O pioneirismo do cartório da Bela Vista na área da informatização não fez com que a conservação do arquivo e dos livros ficasse em segundo plano. "Temos cerca de 1.200 livros e sempre estamos restaurando aqueles que estão mais deficientes, com o intuito de preservar a história do bairro e do cartório". História que a comunidade da Bela Vista faz questão de manter viva. "A Bela Vista é um bairro residencial e muito tradicional. As pessoas tem orgulho de morar aqui e preservam o patrimônio do bairro", conta Flávia.

     

    A empatia entre a Oficiala do cartório da Bela Vista e o tradicional bairro paulistano vem de muito longe, bem antes da outorga de delegações do concurso que a selecionou para ocupar o seu atual posto. "Tenho um vínculo muito grande com o bairro, afinal morei, estudei e vivi toda a minha vida aqui", diz Flávia, que reconhece que este fato foi fundamental no momento da escolha da delegação. "Hoje ainda realizamos um trabalho social de parceria para assistência judiciária com a Igreja de Nossa Senhora Achiropita", ressalta a Oficiala, hoje uma autêntica paulistana do bairro do Bexiga.


Imagens do Cartório











Bela Vista

População: 63.142 hab.
 Área: 2,6 Km²
Praças:  9


 
História do Bairro

Símbolo da Boêmia, da mistura entre italianos, negros, portugueses e nordestinos, o Bairro da Bela Vista, se distingue pela dualidade de dois extremos paulistas onde se localiza: o centro e a Avenida Paulista. De enorme agrupamento de teatros, barzinhos, feiras culturais, de artesanato e antiguidades, ao aspecto mais tradiciona, do seu sincretismo religioso, da malandragem, do samba e da tarantella, a Bela Vistaabrange "sub-bairros" como o Morro dos Ingleses, Vila Helena e o famosos Bexiga.

 

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 131.435.497
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP