Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Cartório de Cangaíba

Registro Civil das Pessoas Naturais do 41º Subdistrito da Capital  - Cangaíba

  • Oficial: Mário Luis Migotto

  • Oficial Substituto: Eneida Santucci Migotto

  • Endereço: Av. Cangaíba, 950

  • Bairro: Cangaíba

  • CEP: 03712-000

  • E-mail: 41bempt@terra.com.br  

  • Telefone: (0XX11) 6641 8309

  • Fax: (0XX11) 6641 8309

  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.

  • Instalação do Cartório: 1966
  • Serviços: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Procurações, Autenticações e  Reconhecimento de Firmas

  • Links Úteis: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/sppe 

    ESTE CARTÓRIO CONTA COM O CERTIFICADO DE QUALIDADE DA ARPEN-SP

     

    Ambiente familiar e dedicação no atendimento

     

    É no bairro de Cangaíba, próximo ao tradicional bairro da Penha, na zona Leste da Capital que está instalado o 41º Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais. A serventia é administrada pelo Oficial Mario Luis Migotto desde 1982. Porém sua vida em cartório se iniciou há mais tempo: ¿Eu comecei em 1974, vim trabalhar como auxiliar. Em 1976, em virtude a minha dedicação às coisas do cartório eu fui promovido Oficial maior. E em 1982 pelo decreto-lei 205/82 eu fui efetivado no cartório como Oficial¿, relembra Migotto.

     

    Para o Oficial, o Registro Civil é mais do que o sustento de sua família, pois é também compartilhar as fases da vida das pessoas: ¿Eu gosto muito do Registro Civil. É interessante poder ver os moradores do bairro que registraram seus filhos e agora vem registrar seus netos. Por essa afinidade eu gosto de trabalhar no registro civil¿.

     

    Pensando em atender de maneira mais eficiente as demandas do cartório com uma infra-estrutura eficaz que melhor acomoda o usuário e as necessidades do próprio cartório o Registro Civil de Cangaíba teve suas instalações em quatro diferentes locais: ¿Este é o quarto endereço do cartório. O crescimento do movimento fez necessárias estas mudanças, para que assim nós pudéssemos atender bem nossos clientes¿, explica Migotto. 

     

    Hoje a equipe do Registro civil do bairro de Cangaíba é composta por 10 funcionários, que mensalmente efetuam uma média de 100 nascimentos, 10 óbitos e 60 casamentos. ¿Muitos dos atos que praticamos são gratuitos em virtude de estarmos localizados em um bairro simples de São Paulo¿, afirma o Oficial.

     

    O Oficial acredita que para um funcionamento adequado o cartório deve estar preocupado com as normas e com o usuário: ¿É muita responsabilidade cuidar do cartório. Você tem que sempre estar sempre atento: cobrando, olhando, buscando manter um padrão de atendimento, de qualidade, de organização. Uma boa equipe é fundamental. Eu tenho por costume formar profissionais. Cem por cento  dos meus funcionários foram treinados e formados aqui. Meu funcionário mais recente está comigo há dez anos¿, completa Migotto esclarecendo a importância de uma boa equipe.  

     

    O amplo cartório de Cangaíba fica localizado em uma avenida movimentada e de fácil acesso. O cliente é atendido de forma rápida e eficiente. Para acomodar quem aguarda o serviço o cartório oferece bancos confortáveis. A sala de casamentos recebe os noivos de forma simples e elegante. ¿O atendimento ao cliente é questão primordial. O usuário do cartório gasta poucos minutos para ser atendido e sair com o serviço pronto¿, conclui o Oficial.

     

    A informatização também é uma importante aliada para um bom funcionamento do cartório e atendimento ao usuário. ¿O cartório de Cangaíba é pioneiro na instalação de sistema de informática. Desde 1992, quando nos foi apresentado o sistema nós aderimos à ferramenta. E hoje se vê que é um instrumento que nos dá agilidade e praticidade, porém o capital humano é essencial¿.  

     

    O Oficial lembra também da importância da Associação dos Registradores Civis para toda a classe: ¿A Arpen-SP é fundamental. Ela é catalisadora de idéias e trouxe muitos benefícios a classe. A associação nos auxilia bastante no nosso dia-a-dia¿, finaliza o Oficial.

     
  •  
     

    Imagens do Cartório
     
     
     
     
     
     
     
    Cangaíba
     
     
     
    História do Bairro
     

    O nome cangaíba vem do tupi e significa 'cabeça ruim' ou mesmo 'dor de cabeça'. Pouco a ver com o local que começou a crescer no início do século XX como um típico bairro de classe média paulistana da zona leste e que se expandiu graças aos imigrantes, principalmente japoneses, italianos e espanhóis, que por ali foram ficando.

     O crescimento se deu com o loteamento das imensas chácaras. Novas vilas nasceram juntas, como a Londrina, a Rui Barbosa e a Araguaia, entre tantas outras.

    O local favorecia empreendimentos e assim, ao lado de Cangaíba, cresceram outros bairros. E muitos surgiram nas imediações a partir da década de 60.

     Não se pode esquecer que Cangaíba está ao lado da secular Penha e a ela deve muito do seu desenvolvimento e progresso. O bairro já é auto-suficiente e está entrando com tudo na verticalização, construindo muitos prédios de seis a dez andares.

    Para reforçar esse sucesso há o fato de que o bairro contém o mais fácil acesso à rodovia Ayrton Senna e ao município de Guarulhos.

     Apesar do nome Cangaíba é um bairro que não dá dor de cabeça a seus moradores.

    Vê-se ainda hoje um pouco da velha Cangaíba em antigas casas dos anos 50 com casas simples, com flores na janela. Tudo isso, segundo o censo do IBGE de 2000,com 136.088 moradores.
     

    Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
    Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
    Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

    Nº de Visitas: 130.840.185
    Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP