Origem do Bairro
Oficialmente fundada em 1910, Sapopemba é um a bairro da zona leste da cidade que foi emancipado apenas em 26 de junho 1985, quando foi desmembrado da Vila Prudente.
Seu primeiro nome, Monte Rosso, foi designado pelos imigrantes italianos que ali fixaram residência, fazendo uma alusão as terra vermelhas da região, próprias para agricultura e fabricação de telhas e tijolos. O nome atual, Sapopemba, é originário de uma espécie de árvore de mesmo nome, comum na região amazônica.
Foi somente com a imigração que a região foi povoada, por meio da construção de chácaras para plantio de verduras.
Hoje, a principal avenida do bairro leva seu nome, Avenida Sapopemba, que inicia-se na Água Rasa e margeia boa parte das vilas do distrito.
Em 2002, o bairro foi classificado como o mais violento da Zona Leste da cidade, mudando posteriormente esta condição por meio de políticas públicas e comunitárias que envolveram entidades sociais, imprensa, Polícia Militar e também empresários da região.
Um ponto referencial do bairro é o Santuário Nossa Senhora de Fátima, concluído nos anos 70 com o empenho de famílias de imigrantes portugueses.