Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Arpen-SP resgata livros atingidos pela enchente na cidade de Itaóca (SP)

Publicado em: 16/01/2014
Sessão de fotos relacionada: Arpen-SP resgata livros atingidos pela enchente em Itaóca

Acervo da unidade já se encontra em São Paulo para processo de restauração. Após socorro, entidade monta unidade provisória para atender a população da cidade, que já contabiliza 17 mortos.

Itaóca (SP) - Os 3.332 habitantes da pequena cidade de Itaóca (SP) (347 km de SP), no Vale do Ribeira viveram na noite da última segunda-feira o pior pesadelo desde a fundação da cidade, em dezembro de 1991. A cheia abrupta do rio Palmital arrastou casas e espalhou troncos, pedras e lama, algumas com 15 m de altura em uma extensão de 10 quilômetros, atingindo o centro do município e os bairros de Guarda Mão e Lageado. Até a noite desta quinta-feira (16.01) 17 pessoas perderam a vida.

Diante do caos que se instalou no município o pequeno cartório da cidade, administrado pelo Oficial Gustavo Henrique Mattos Voltolini não passou ileso. A água torrencial inundou a unidade, destruiu todo o mobiliário, arquivos e equipamentos, além de encher de lama os 57 livros da serventia (33 de Registro Civil e 24 de Notas).

Alertada pelo escrevente da unidade, Carlos Roberto de Oliveira Lima, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) esteve na cidade nesta terça-feira (15.01) recolhendo todos os livros da unidade, prestando auxílio ao Oficial no processo necessário para lidar com catástrofes e instalando um posto provisório da unidade no centro social da cidade, para que se possa atender as demandas urgentes da população.

Livros, selos, folhas de certidão, material de escritório, computador e impressora já se encontram em pleno funcionamento e o cartório, dois dias após a enchente, a unidade já presta os serviços essenciais aos cidadãos. "Agradeço muito o apoio da Arpen-SP neste momento de caos que a cidade está vivendo", disse Voltolini. "Nunca tinha visto tanta água em tão pouco tempo. Não deu para salvar quase nada, pois estávamos em casa quando veio tudo de uma vez, água, lama e troncos", disse Lima.

Depois de vivenciar em 2010 uma enchente que devastou a cidade de São Luiz do Paraitinga, onde exercia a titularidade, a agora Oficiala de Itapeva, Lara Lemucchi Cruz Moreira não titubeou em levar seus dois escreventes (Leandro e Rosicléia) para auxiliar o colega na recuperação do acervo de Itaóca. "Quando vivemos uma situação como esta na pele, não dá para permanecer indiferente ao sofrimento de um colega", disse Lara, que enviará todos os modelos de restauração de registros civis ao Oficial de Itaóca.

Quem também se sensibilizou com a situação foi a primeira dama do município, Elza Cristina Santos Camargo, que cedeu sua sala no centro social da cidade para a instalação do cartório. "Precisamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para auxiliar a população, que precisará dos seus documentos para poder reconstruir suas vidas", disse.

"A cada ponte que as pedras e as árvores encontravam, a água era represada. Quando a ponte ruía, a água seguia em direção à cidade com mais força", disse o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, coordenador do órgão. Segundo o prefeito de Itaoca, Rafael Rodrigues Camargo, uma das principais preocupações é a falta de água e luz em bairros isolados. "Além disso, precisamos abrigar e alimentar os desalojados". O governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi na noite de segunda à região e permaneceu ontem ali. "O objetivo agora é salvar vidas."

A prefeitura de Itaóca estima mais de cem casas atingidas e pelo menos 19 destruídas. Cerca de 330 pessoas estão desalojadas --21 delas abrigadas em uma escola municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Em 10/04/2016 08h06
Solicitei recentemente certidão de Casamento - Matrícula nº 11585701551925200010089000001811 - e gostaria de saber qual a possibilidade de obter qualquer documento, seja do cônjuge seja da mulher, meus avós falecidos, que foram apresentados no ato do casamento. São documentos antigos, porém, como tenho a intenção de conseguir cidadania na Europa, preciso encontrar a certidão de nascimento de ambos, nascimento, ou qualquer outro documentos que tenha sido exigido pelo cartório para lavrar o casamento. Fico feliz em saber que a organização e o cuidado com documentos civil sejam tão bem preservados nesse cartório, que já me auxiliou com o envio da Certidão de casamento supra.
Autor: Sonia Lima
Profissão: Advogada
Cidade - Estado: São Paulo - SP
Em 30/01/2014 01h29
Quero ressaltar o excelente exemplo da Colega Lara, em auxílio ao seu par. Pessoa íntegra e que tive a honra de conhecer.
Autor: Giuliano
Profissão: Registrador de imóveis
Cidade - Estado: Palestina - SP
Em 30/01/2014 01h29
A situação é bastante preocupante. Já tive o RCPN de Itapeúna (Eldorado) atingido 2 vezes. Entre salvar os computadores demos preferencia ao acervo. Que seja feita logo a digitalização
Autor: Mariza Cunha
Profissão: Escrivã
Cidade - Estado: Eldorado(Itapeuna - SP
Em 19/01/2014 17h00
Fiquei emocionada ao ler a reportagem, em especial a atencao da colega Lara. Nao a conheco pessoalmente, mas sei que ela nao mais é oficial em ao Luiz do Paraitinga e ainda assim foi ajudá-los. parabéns pela iniciativa.
Autor: Vivian P Lima
Profissão: Tabeliã
Cidade - Estado: Chavantes - SP
Deixe seu comentário
 
 
128839

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 129.399.110
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Conselho proíbe cumulação de pontos por títulos em concurso extrajudicial do TJ-MS

LEIA MAIS