Notícias

26 de Fevereiro de 2015

Projeto da TV Cartório avança e já é realidade em 19 Cartórios Paulistas

A TV Cartório, projeto desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), já está levando informação e entretenimento para os usuários dos Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo. Por meio desta iniciativa, as serventias participantes agregaram um novo canal de comunicação direto e ininterrupto com seus usuários.
 
Para tratar da expansão deste projeto, a Arpen-SP contratou uma empresa de pesquisa que levantou estatisticamente o perfil dos usuários que frequentam as unidades registrais, retrato que embasará o avanço do projeto e sua sustentabilidade. O passo seguinte é o estabelecimento de parcerias comerciais e institucionais com órgãos públicos e privados para a exibição destinada aos usuários do serviço.
 
A implantação das televisões começou em junho de 2014 e até o momento 19 Cartórios de Registro Civil paulistas estão no projeto piloto exibindo a programação veiculada pela Arpen-SP, com conteúdo institucional  e notícias gerais fornecidas pela Rede Bandeirantes de Televisão, que conta com 24 horas de conteúdo jornalístico atualizado e peças produzidas pelas editorias da emissora nas áreas de entretenimento, esportes, culinária, novelas, cinema, artes, viagens, celebridades e turismo.
 
O conteúdo institucional produzido pela Arpen-SP versa sobre assuntos como documentos necessários para o registro, importância dos serviços praticados pelos cartórios, novas orientações sobre atualizações de legislação, além de desmistificar conceitos arraigados no imaginário popular sobre a atividade cartorária.
 
A utilização da TV Cartório traz também a possibilidade de que os cartórios participantes divulguem seus, assim como veicular comunicados informativos sobre o funcionamento da unidade e novidades institucionais oferecidas pela próprio cartório.
 
Leonardo Munari de Lima, Oficial do 2º Subdistrito de Ribeirão Preto e diretor da Arpen-SP, foi um dos primeiros registradores a instalarem a TV Cartório. “Temos percebido os resultados dessa disseminação de informações, pois vários usuários procuram os prepostos para saber mais sobre serviços que assistem na TV, como por exemplo as certidões interestaduais”, disse.
 
“Acredito na TV Cartório, pois o próprio público replicará nossos serviços, as novidades da atividade, pois terão conhecimento sobre o assunto”, disse Leonardo. “Por dia, centenas de pessoas entram no cartório, então este é o número de usuários que estamos conseguindo atingir de forma simples”, completou. Para o diretor, “esse é um meio de comunicação efetivo com o público, pois eles já estão dentro do cartório, e tendo informação sobre os serviços, já os utilizam”.
 
Claudinei José Pires, Oficial do Distrito do Capão Redondo, na Capital, diz apreciar muito o projeto, “pois antes ficávamos passando no cartório a programação da TV aberta, fazendo as vezes até propaganda gratuita para empresas, e agora temos uma programação com informações mais relevantes ao nosso público”. Segundo Claudinei, “a resposta à instalação da TV Cartório tem sido bastante positiva, os usuários saem daqui com conhecimento e atualizados sobre as últimas notícias”.
 
Marcelo Salaroli de Oliveira, Oficial de Jacareí, também elogiou o projeto. “Os usuários ficam atentos às imagens e até hoje ninguém reclamou nem pediu para trocar de canal, inclusive muitos nos perguntam como funciona a certidão interestadual, justamente porque viram essa notícia na TV Cartório e querem confirmar os detalhes”, disse. Para Marcelo, “além de entreter as pessoas enquanto aguardam, a TV traz informações institucionais, divulgando os serviços e a sua importância, e como são tantas as novidades no mundo atual, a TV Cartório mantém os cidadãos atualizados e mais próximos dos cartórios”.
 
Cartórios interessados em aderir à TV Cartório podem entrar em contato com a Arpen-SP através do e-mail: imprensa@arpensp.org.br.

Assine nossa newsletter