Notícias

22 de Maio de 2015

Prefeitura de Embu das Artes: Odilon dos Santos é gente da cidade

Em meio século, o mundo entrou na era digital, a população de Embu das Artes pulou de 7 mil para 240 mil, os tabeliães se tornaram braço forte do Judiciário. Hoje a maioria dos atos do registro civil são gratuitos. Os casais continuam se casando, agora em sala preparada para isso. No cartório, os casais agora também podem fazer o divórcio, inventários, se não têm filhos menores, sem precisar ir ao fórum. Essa grande evolução, especialmente na vida dos advogados, foi presenciada por todos esses anos pelo oficial e tabelião Odilon dos Santos, 86 anos.

O novo endereço do 1º Tabelião de Notas, Protesto de Letras e Títulos e Registro Civil das Pessoas Naturais de Embu das Artes, no Jardim Mascarenhas, com banheiros e salas preparadas para atender pessoas com necessidades especiais, sala de casamento, cadeiras confortáveis, setores de atendimento bem definidos por senhas, garantindo mais agilidade, difere muito da primeira sala ocupada por Odilon ao chegar à cidade em 1964.

“Hoje se faz o divórcio, sem recorrer ao Judiciário (é necessária a presença de um advogado). Nessa parte e em outras auxiliamos o Judiciário porque retiramos e realizamos um trabalho, evitando demora”. Ele gosta de exercer a profissão que abraçou e vivenciou. “Procuramos cumprir tudo direitinho, o máximo possível exigido pela Corregedoria Geral”, acrescenta Odilon, que trabalha no ramo desde 1946. Em 1970 ele fez o curso de Direito, em Bragança Paulista-SP. O cartório começou com registro civil (nascimento, casamento e óbito) e notas (escritura, procurações, reconhecimento de firma, autenticação) e depois, ampliando serviços, com a instalação da Comarca de Embu das Artes, passou a atuar com o serviço de protesto.

Prestação de serviços jurídicos

O 1º Tabelião de Notas também presta serviços em convênio com à Prefeitura de Embu das Artes. Uma funcionária do cartório visita diariamente a Maternidade da cidade para fazer os registros de nascimento. No caso de óbito, nos horários em que o cartório está fechado, os mesmos são registrados no serviço funerário municipal dentro do cemitério Jardim dos Jesuítas e depois levados à registro quando a família retira a devida certidão de óbito.

O tabelião, que começou a atuar na cidade com  três funcionários em 1964, hoje trabalha com uma equipe de 32 servidores. “Embu é nossa terra. Tive oportunidade de ir pra outro lugar, mas não fui. Estamos aí”, diz Odilon Santos. “A função do Cartório é orientar corretamente seus clientes, a fim de evitar litígios. A gente faz o trabalho de formiguinha”.

O 1º Tabelião de Notas está situado na Estrada dos Orquidófilos, 307, Jd. Mascarenhas, próximo ao Estádio Municipal Hermínio Espósito, e-mail: emburcnotas@netabc.com.br.Telefone 4704-2160 – Fax 4704 -3976.

Assine nossa newsletter