Notícias

03 de Fevereiro de 2016

Clipping: Diário de Pernambuco - Registros de nascimento já com CPF

Os recém-nascidos de Pernambuco já podem ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) na certidão de nascimento. Desde ontem, passou a funcionar no estado o serviço gratuito oferecido por meio de uma parceria entre os cartórios de Registro Civil e a Receita Federal. Atualmente, o documento custa R$ 7 nos postos conveniados com a Receita. Dos 296 cartórios de Registro Civil no estado, 29 tinham aderido à iniciativa até ontem. A Corregedoria da Justiça do estado deu prazo de 10 dias para que todos ofereçam o serviço. 

O cartório de Registro Civil de Afogados, na Zona Sul, é um dos que já adotaram o cadastro nacional. Foi lá que o analista de telecomunicações Leonardo Almeida, 33 anos, registrou a primeira filha, Sophia Soares de Almeida, nascida na segunda-feira. “Não vou precisar me deslocar com o bebê para tirar esse documento. Já posso até abrir uma conta para ela”, comentou. 

O presidente da Associação dos Registradores Civis do Estado de Pernambuco, Natanael Figueiredo, afirmou que a expectativa é pela adesão dos cartórios de todos os municípios pernambucanos e também em pequenos distritos e subdistritos do estado, onde é realizada uma média 11,5 mil nascimentos por mês. Os donos das unidades devem entrar no site da Central de Cartórios (http://anoreg.org.br/centraldecartorios/) para aderir ao sistema.

Saiba mais

Veja o que é preciso para tirar o documento:
Declaração de Nascido Vivo (DNV), obtida no hospital onde a criança nasceu
Documentos dos pais com foto
CPF dos pais
Comprovante de residência dos pais com CEP
 

Assine nossa newsletter