Notícias

08 de Agosto de 2016

Clipping - Jornal O Cruzeiro - Registros podem ser pesquisados na internet

Já é possível pesquisar pela internet registros de nascimento, casamento e óbito de 836 cartórios de Registro Civil do estado de São Paulo. O sistema, que foi disponibilizado ao público desde o dia 1º de agosto, permite aos internautas buscar os registros civis lavrados a partir de 1976 e ainda pedir uma segunda via do documento em formato digital ou físico, recebendo pelos Correios ou retirando em um cartório. A funcionalidade deve ser acessada no menu de Busca de Registros no site www.registrocivil.org.br. 
  
O oficial do 2º Cartório de Registro Civil de Sorocaba, Gerson Maia da Silva, explica que os usuários terão acesso ao banco de dados utilizado pelos cartórios e farão eles mesmos a busca. "Isso possibilita que o cliente faça a consulta pelo próprio computador, celular ou tablet", conta. 
  
Para utilizar o serviço, o usuário deverá que se cadastrar no site e pagar uma taxa de R$ 14,30 pela busca. Caso solicite a certidão do registro encontrado, o valor já pago será abatido do valor da certidão. Para facilitar a definir o filtro de pesquisa é aconselhável reunir a maior quantidade possível de dados, como nomes, filiação e localização do cartório. 
  
Gerson conta que, quem optar por retirar uma segunda via pessoalmente em algum cartório, precisa fazer o pedido até 30 dias após a realização da pesquisa. Ao encontrar o registro desejado, o usuário pode imprimir o documento em um papel simples (sem validade legal), mas que possui um código identificador, e levá-lo ao cartório. O local então cobrará uma taxa para imprimir o registro em papel de segurança. 
  
O sistema de buscas foi idealizado e desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e faz parte da Central de Informações do Registro Civil (CRC), regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Assine nossa newsletter