Notícias

10 de Maio de 2018

Arpen/SP lança Curso de Capacitação de Escreventes em reunião mensal

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) lançou, nesta quarta-feira (09.05), o Curso de Capacitação de Escreventes, durante a reunião mensal realizada na sede da Associação. Clique aqui e confira todas as fotos do evento

Antes da inauguração oficial do curso, foram abordadas algumas pautas de interesse da classe, entre elas os pedidos de mudança, em cartório, de nome e sexo de pessoas transexuais. O presidente da Arpen/SP, Gustavo Renato Fiscarelli, que participou por videoconferência, orientou a todos para que recepcionem os pedidos e encaminhe para o juiz corregedor. "Jamais devemos recusar o pedido, já que é uma demanda crescente da sociedade. Entretanto, temos que colher uma declaração, por escrito, da parte, e aí encaminharmos ao juiz corregedor. Caso ele autorize o procedimento, fica criado um parâmetro para que o oficial faça os procedimentos seguintes sem pedir a autorização da autoridade", aconselhou.


Já os diretores da Associação, Luis Carlos Vendramin Junior e Monete Hipólito Serra, lembraram do Congresso Nacional do Registro Civil (Conarci), que será realizado em Setembro, em Foz do Iguaçu. "É importante prestigiarmos este evento, para que possamos nos manter atualizados de tudo o que acontece na classe", disse Vendramin. Já Monete ressaltou a troca de experiências como principal chamariz para o evento. "Precisamos entender que não somos uma ilha. Por isso, é importante estarmos no Conarci para conhecer outras realidades. Não adianta pensar que o que acontece em São Paulo é regra, sendo que no Piauí a realidade é completamente diferente", exemplificou.

Por fim, foi lembrado que as negociações com órgãos públicos para que os cartórios de Registro Civil forneçam documentos diversos, como passaporte, estão paralisadas, após impugnação feita a pedido do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Curso de Capacitação de Escreventes

A inauguração do curso foi feita por sua idealizadora, a oficial de Registro Civil do cartório de Vila Guilherme, Érica Barbosa e Silva, que destacou o objetivo do curso. "Este curso foi pensado para escreventes, feito pela Arpen, mas contando com a ajuda de vocês (registradores). Tanto que os materiais foram produzidos com uma linguagem acessível, trazendo termos técnicos para mais perto da linguagem informal, mas com bastante fundamento jurídico nas apostilas, tendo todos os enunciados citados", afirmou Érica, que também ressaltou que este projeto não seria possível sem o apoio de todos.


O curso é separado por módulos e composto por vídeo aulas. A cada finalização do módulo é realizada uma prova on-line para validação do próximo módulo. O curso é gratuito para associados. Para participar, é necessário inscrever-se clicando aqui.

Ao final do evento, a idealizadora do projeto entregou um certificado a todos os oficiais que trabalharam como colaboradores.

Assine nossa newsletter