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Curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas leva mais de 120 pessoas a Sorocaba 

Publicado em: 03/09/2018
Sorocaba (SP) – A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) realizou no Hotel Grand Royal, em Sorocaba, neste sábado (01.09), o curso “Autenticação e Reconhecimento de Firmas - Materialização e Desmaterialização de Documentos”. O treinamento foi dirigido a mais de 120 funcionários de cartórios da região, entre registradores, escreventes e auxiliares e ministrado pelo Consultor e Gestor de Pessoas em Serviços Extrajudiciais, Antônio Cé Neto.

Antes do início do curso, a diretora da regional de Sorocaba, o oficial de Registro Civil de Catanduva, Naila de Rezende Khuri, agradeceu a presença de todos que estiveram no evento. “Fico feliz por encontrar pessoas dos cartórios de toda a região aqui presentes, pois esta é uma excelente oportunidade para se atualizar sobre o tema, para que possamos prestar um serviço de ainda mais qualidade ao cidadão, e também para trocar experiências de balcão entre si”, disse.

Formado em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), especialista em gestão de pessoas e com 38 anos de experiência em cartórios, Cé Neto destacou a importância dos cursos de capacitação técnica, esclareceu dúvidas e deu dicas para que o serviço do dia a dia se torne cada vez melhor e mais eficiente.

Os cursos são fundamentais na preparação e atualização dos colaboradores para atender as diferentes necessidades que surgem diariamente nos cartórios. Para este, trouxemos principalmente questões práticas do dia a dia, permitindo que os alunos apresentassem suas dúvidas e trocassem experiências com todos os participantes. Ao final, debatemos e fizemos um balanço para cada problema apresentado, sempre dentro das normas do serviço e da legislação”, explicou.

O curso realizado em Sorocaba tratou também sobre assuntos que precisam de uma orientação mais detalhada, como a materialização de documentos e a autenticação de cópias de documentos existentes na mídia eletrônica, além do apostilamento de documentos, realizado desde agosto de 2016 nos cartórios de São Paulo.
 
O consultor também destacou que o mais importante para o sucesso de uma serventia é investir em Recursos Humanos. “Para uma prestação de serviço plenamente satisfatória, é preciso um bom atendimento. Não basta a modernização das instalações e o uso de equipamentos de primeira linha, pois a matéria prima da atividade são os recursos humanos, são as pessoas, e estas devem receber toda a dedicação, atenção e capacitação na área técnica, sendo imperativa a atualização constante dos escreventes e auxiliares à luz das normas de serviços e decisões de caráter normativo”, ressaltou.

Foram debatidos no curso os temas: Documento Público e Particular, Documento Material e Eletrônico, A Prática Diária e a Aplicação das Normas de Serviço, Materialização e Desmaterialização de Documentos, Reconhecimento de Firmas, Termo de Comparecimento - Orientações nas Transferências de Automóveis e Envio à Sefaz e o Processo de Identificação na Abertura de Firma.

“Vim para o curso para esclarecer dúvidas que tenho no dia a dia. Além do professor ter muito conhecimento, as questões que os próprios integrantes trouxeram nos ajudaram bastante”, compartilhou Alexandre da Silva gama, escrevente do Registro Civil de Pessoas Naturais de Butantã.

Para Beatriz da Silva Oliveira, auxiliar do cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Jandira, “essa visão mais aplicada do professor me ajudou muito a ter uma compreensão detalhada sobre o serviço prestado ao usuário, o que será de extrema importância para a serventia onde trabalho”.

Kleber Lucio Santos da Silva, funcionário do 1º Registro Civil de Sorocaba, acredita que a reciclagem é extremamente importante para atualização, conscientização e amadurecimento no atendimento do balcão. “Acredito que o atendimento direto ao usuário é o mais importante no dia a dia do cartório. Com isso, acredito que o curso foi bem completo e o expositor bem atualizado”, destacou.

Fonte: Arpen/SP
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