Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Câmara Municipal de SP: Teor e andamento dos Projetos de Lei podem ser acessados no Portal da Câmara

Publicado em: 07/03/2019
Conhecido no jargão legislativo pela sigla PL, o Projeto de Lei é uma proposta legislativa elaborada por um vereador ou pelo prefeito com objetivo de se tornar uma Lei Municipal.

Para um Projeto de Lei ser aprovado, ele precisa passar por duas votações no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Após seguir esta norma, o PL segue para apreciação do prefeito, que possui a prerrogativa de sancionar ou vetar a iniciativa.

Antes de seguir para apreciação do Plenário, no qual todos os vereadores votam, os PLs são analisados pelas comissões, a começar pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, responsável por avaliar a constitucionalidade da proposta apresentada.

Em caso de parecer contrário à constitucionalidade, o PL é arquivado. Diante de um parecer favorável, a proposta legal seguirá para as chamadas comissões de mérito, conforme o teor da sugestão legal.

Todas as propostas de lei, tanto do Legislativo como do Executivo, estão disponíveis no Portal da Câmara. Para acessá-las, basta ir até o menu, Atividade Legislativa e selecionar a área de pesquisa Projetos Apresentados. Nesta área é possível consultar os projetos apresentados desde 1948.

Por meio deste recurso, é possível localizar PLs, PLOs (Projetos de Emenda à Lei Orgânica), PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e PRs (Projetos de Resolução). Após escolher o objeto da pesquisa, o internauta deve digitar o número e ano do projeto.

Também é possível fazer uma pesquisa rápida na página inicial do Portal. Descendo a barra de rolagem até o meio da tela e observar, ao lado esquerdo, a ferramenta Consulta Rápida/Atividade Legislativa e clicar em Projetos.

Caso você não saiba o número e o ano do PL, outra opção é clicar no link Vereadores, também na ferramenta Consulta Rápida/Atividade Legislativa, selecionar o autor ou autora e fazer a busca no perfil do ou da parlamentar. Na área inferior da página, estão disponíveis os campos Projetos em Tramitação, Leis Aprovadas e Projetos Vetados.

Para pesquisar uma Lei, o processo é o mesmo. Basta selecionar o link Leis e digitar o número e ano da proposição. Também é possível encontrar a Lei por meio do perfil do autor ou autora.

Mais informações podem ser solicitadas na Ouvidoria da Câmara. 00
 

Fonte: Câmara Municipal de SP
Deixe seu comentário
 
 
277105

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.668.706
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Clipping  - ConJur - Lei dos Registros Públicos não permite substituição de sobrenome, confirma TJ-RS

LEIA MAIS