Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

IRIB organiza o ‘Conexão Coimbra – São Paulo’ no dia 25 de novembro em São Paulo

Publicado em: 06/11/2019
Encontro será realizado na Faculdade de Direito da USP e a participação é aberta ao público

No próximo dia 25 de novembro, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB realizará o Conexão Coimbra – São Paulo com o tema “Direitos Reais – Tradição e Modernidade” na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O evento conta com o apoio da Faculdade de Direito da USP, do Centro de Estudos Notariais e Registrais (CENoR) da Faculdade de Direito de Coimbra, da Escola Paulista de Magistratura (EPM), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP) e do Laboratório do Núcleo de Estudos Avançados de Registro de Imóveis eletrônico (Near-Lab).

A programação começará às 9h, com a Abertura Oficial. A partir das 9h15, será iniciada a palestra “Direito de Laje (BR) e Direito de Superfície (PT)”, com a professora doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, e presidente do Centro de Estudos Notariais e Registrais (CENoR), Mónica Jardim, com o professor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito e pós-doutor em Direito Constitucional e Direito Privado Comparado, Otavio Luiz Rodrigues Junior, e com o professor doutor Eduardo César Silveira Vita Marchi.

Na sequência, a partir das 10h30, o assunto será “Transexualidade – reflexos no Registro Civil e no Registro de Imóveis. Publicidade Registral – limites – tutela pública e proteção de dados íntimos e pessoas”. O tema será apresentado pelo professor doutor em Direito e mestre em Direito Civil, professor José Fernando Simão, e pela registradora civil, mestre em Direito Internacional e diretora da Arpen/SP, Karine Boselli.

Às 11h30, a programação contará com o debate “União estável: constituição, efeitos e dissolução – impacto nos atos da pessoa natural e reflexos patrimoniais”, que será apresentado pelo desembargador do TJ/SP, mestre em Direito Civil e diretor da EPM, Francisco Eduardo Loureiro, e pela juíza do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Daniela Maria Cilento Morsello.

Fechando as palestras da manhã, “A cultura jurídica brasileira e a efetividade da proteção de dados pessoais”, será abordada a partir das 12h30 pelo mestre e doutor pela USP e professor titular da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo, pelo juiz de Direito do TJ/SP e coordenador de Tecnologia da Informação e Direito Digital da EPM, Fernando Antônio Tasso, e será mediada pela presidente da Comissão Especial de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB/SP, Rachel Letícia Curcio Ximenes de Lima Almeida.

À noite, o Conexão Coimbra – São Paulo será retomado a partir das 18h30 com a palestra “A distinção entre direitos pessoais e direitos reais no Direito Romano e na modernidade”, que será apresentada pelo professor titular de História do Direito da USP, procurador geral e superintendente de Relações Institucionais da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco, e pelo mestre e doutor em Direito Civil e diretor de Relações Internacionais do IRIB, Ivan Jacopetti do Lago.

Fechando o evento, a partir das 19h20, será abordado o tema “Publicidade jurídica e a sociedade da informação – o que os Registros Públicos podem revelar e o que devem ocultar?”, apresentado pelo professor doutor pela Faculdade de Direito da USP e pós-doutor, Juliano Souza de Albuquerque Maranhão, e pelo registrador imobiliário e especialista em Direito Notarial e Registral, Direito Civil, Direito Administrativo e Direito Tributário, Rafael Ricardo Gruber.

A participação do evento é aberta ao público, não sendo necessárias inscrições.

Clique aqui e confira a programação completa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IRIB
Deixe seu comentário
 
 
804294

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 132.885.177
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Senado: CCJ aprova uma juíza e uma desembargadora para o CNJ

LEIA MAIS