Notícias

16 de Dezembro de 2019

Arpen/SP participa de palestra sobre Apostila da Haia na OAB de Sorocaba

A presidente eleita da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) e oficial do RCPN do 18º Subdistrito – Ipiranga (SP), Karine Boselli, palestrou, no dia 11 de dezembro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Sorocaba, sobre os aspectos legais e práticos da Apostila da Haia.



O Painel “Atos Notariais. Apostilas e Traduções Oficiais. Um Estudo Comparativo”, realizado pela Comissão de Direito Notarial e Registral e Diretoria da 24ª Subseção, contou ainda com a presença do advogado, consultor jurídico do Consulado do Brasil em Miami (EUA) e cônsul honorário do Brasil na Flórida, Joel Stewart. Além de atuar junto às representações diplomáticas, Stewart também é notário civil (Florida Civil Law Notary) na Flórida.

Como mediador, atuou o advogado Ricardo Augusto Santos, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da 24ª Subseção da OAB.
Em outubro deste ano, o Brasil passou a ter um novo sistema de apostilamento eletrônico, o Apostil, que tem como premissas aproveitar os anos de experiência da versão atual, melhor usabilidade, sendo open source, e trazer a possibilidade de ser utilizado em outros países, com as consultas em aplicativos mobile para validação. A nova plataforma terá ainda suporte em português, inglês e espanhol, além do suporte para assinatura digital em vários países.

Assine nossa newsletter