Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Artigo - Registro de Imóveis no caminho certo para a digitalização dos serviços - Por Joelson Sell

Publicado em: 25/05/2020
O Estatuto do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) foi aprovado no último dia 16 de abril. Com a aprovação, o registro de imóveis dará um importante passo na digitalização dos serviços. Isso porque o ONR, criado por meio da Lei Federal 13.465/2017, será responsável por implementar e operar, em âmbito nacional, o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI).

Para o mercado imobiliário, a utilização do meio eletrônico para o registro de imóveis tende a tornar o processo muito mais célere, com a perspectiva de que o registro possa ser concluído em até cinco dias - atualmente, a Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973 Art 188) estabelece que, protocolizado o título, o registro pode ser realizado dentro de um prazo de até 30 dias.

 O processo eletrônico também tende a acelerar a liberação do crédito imobiliário, já que a boa prática bancária brasileira estabelece que os recursos financeiros só podem ser liberados após o registro em cartório.

Toda essa mudança de sistema traz à tona a importância de se ter à disposição boas ferramentas tecnológicas que organizem e facilitem o dia a dia da serventia. Com os cartórios de registro de imóveis não é diferente. Prestadores de um serviço essencial à sociedade, os registradores tem a tecnologia como uma aliada importante para um atendimento cada vez mais eficiente para o cidadão.

A eficiência dos meios digitais para manter serviços e atividades em funcionamento também se mostrou mais evidente no atual momento vivido pela sociedade, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que, com o isolamento social imposto para contenção da doença, mostrou que ferramentas tecnológicas se fazem cada vez mais fundamentais.

O desenvolvimento do registro de imóveis eletrônico também será benéfico para a imagem do Brasil no exterior. No último ranking Doing Business 2020, estudo promovido pelo Banco Mundial com o objetivo de avaliar a facilidade em fazer negócios em 190 países do mundo, o item registro de propriedade foi um dos poucos em que o país obteve melhora.

Com um aumento de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, o registro de propriedades foi o grande destaque brasileiro no levantamento, tendo como um de seus fatores de alavanca o Projeto Indicadores Imobiliários, que realiza uma análise do mercado imobiliário de algumas cidades com base nos dados dos cartórios.

Com a concretização do ONR, a expectativa é que novos relatórios estatísticos, agora em âmbito nacional, sejam gerados continuamente, contribuindo para uma análise mais clara sobre o tema e contribuindo com uma melhora do Brasil no ranking internacional, além de expandir o uso da tecnologia nos registros de imóveis.
 
*Joelson Sell é sócio e fundador da Escriba Informatização Notarial e Registral, além de Diretor de Negócios, Expansão e Marketing da empresa.

Fonte: Escriba
Deixe seu comentário
 
 
806237

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.052.213
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Clipping – IstoÉ - Agência Brasil explica: como funciona o Judiciário durante a pandemia

LEIA MAIS