Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Registro Civil do Guarujá inaugura novas instalações e inova em todos os setores

Publicado em: 29/05/2020
A população do município de Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo, conta agora com um novo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas. A serventia mudou de endereço, para a esquina entre as ruas Santo Amaro e Buenos Aires, no centro da cidade, e conta agora com instalações ainda mais modernas e adaptadas às necessidades dos usuários e dos colaboradores.
 
Em entrevista à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), a oficial Janaina Isa Colombo Vantini, responsável pelo Cartório, conta que a ideia da mudança surgiu a partir de uma conversa com um corretor de imóveis da cidade. “Iniciamos as reuniões com o proprietário do imóvel e seus arquitetos, e a ideia começou a tomar corpo desde este primeiro encontro”, explica. “Foram muitas reuniões até a definição do projeto final e contamos com ajuda especializada desde o início.”

A construção do imóvel durou aproximadamente um ano, segundo a oficial. O novo Cartório está localizado a menos de três quadras do antigo endereço, e teve toda a mudança realizada pelos próprios colaboradores da unidade. “Sobre isso, preciso deixar registrado: eles foram incríveis!”, elogia Vantini. “Devido ao feriado antecipado para o dia 25 de maio, dia 26 foi nosso primeiro dia de atendimento no novo endereço – todos muito cansados, mas felizes.”
 
De acordo com a registradora civil, o novo espaço foi totalmente pensado e projetado para as necessidades do Cartório. Se destaca a forma como toda a obra foi realizada de forma a atender as pessoas com necessidades especiais: “Todos os postos de atendimento dos setores do Registro Civil e do Ofício da Cidadania são adaptados para cadeirantes, e o setor de Firmas e Autenticações manteve um guichê exclusivo, também rebaixado, para os atendimentos prioritários e de cadeirantes. Temos piso tátil indicativo na escada e rampa de acesso até a recepção, bem como inscrições em braile nos corrimões.” O cuidado não se restringiu à área interna da serventia. “Possuímos estacionamento próprio para carros e motos dos usuários do Cartório, sendo destinadas uma vaga exclusiva para idosos e outra para cadeirantes”.  

      
 
A recepção da unidade foi ampliada para acolher dois atendentes, assim como os guichês de atendimento do setor de Firmas e Autenticações também foram aumentados. Além disso, novos espaços foram criados: “Temos, agora, a sala de casamentos com espelho d'água – para a tradicional foto dos noivos –, espaço família com pia e trocador para bebês, e um espaço kids destinado a uma minibiblioteca infantil. Também criamos uma sala destinada a pequenas reuniões com usuários e, futuramente, a instalação do Setor de Mediações”, explica a registradora civil.
 
Na parte interna do Cartório, de acesso restrito aos colaboradores, também foram trazidas inovações. Os funcionários agora contam com uma biblioteca, refeitório ampliado, espaço de descanso, vestiário e banheiros com chuveiros para uso daqueles que, do trabalho, irão para a faculdade, por exemplo. Há ainda espaço reservado e seguro para estacionar motos ou bicicletas. “Os setores estão separados no atendimento, porém o espaço interno da equipe é compartilhado, o que permite que o colaborador possa auxiliar em vários setores, conforme a demanda”, conta Vantini. “A equipe foi ouvida desde o início, e acreditamos ter conseguido atender as suas principais necessidades.”

             
 
Por fim, a registradora civil também explica a mudança realizada no logotipo do Cartório, estampado na fachada: “Ele foi revitalizado, ganhando três ondas que chamamos de ondas da Inovação, da Segurança e do Comprometimento, que resumem a Missão, Visão e Valores do Cartório Guarujá”.
 
Vantini é de Itápolis, cidade do interior de São Paulo, mas está à frente do Cartório do município litorâneo desde 2013, quando foi aprovada no 8º Concurso Público do Estado. Ela conta que está feliz com a nova unidade, muito mais completa e funcional: “A população da cidade de Guarujá hoje conta com um espaço moderno, amplo e climatizado. Fico muito grata por poder proporcionar este retorno à cidade, sua população, e aos meus colaboradores, pela confiança depositada em meu trabalho”.

  

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
638744

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.054.153
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Pedido de Providências - Tabelionato de Notas

LEIA MAIS