Artigos

04 de Janeiro de 2022

Artigo - Análise detalhada da Medida Provisória nº 1.085/2021 e Sugestões de Ajustes – Por Carlos E. Elias de Oliveira

cartório eletrônico e ajustes em negócios imobiliários

EMENTA

1. A Medida Provisória nº 1.085/2021 promove alteração em diversas leis relativas a registros públicos e a mercado imobiliário.

2. O Congresso Nacional haverá de deliberar sobre a conversão ou não da Medida Provisória em lei.

3. Até o capítulo 8, explicamos cada uma das alterações promovidas pela Medida Provisória, sem, porém, expor nosso posicionamento de mérito.

4. O capítulo 9 veicula nossas sugestões meritórias: são 40 sugestões de ajustes, todas individualizadas em subcapítulos.

Introdução

Este artigo dedica-se a explicar detalhadamente cada alteração feita pela Medida Provisória nº 1.085/2021, doravante designada apenas como MPV. Até o capítulo 8 deste artigo, o leitor terá acesso à explicação da MPV, sem nosso posicionamento meritório.

Destina-se também a sugerir ajustes, os quais poderão ser feitos pelo Congresso Nacional quando da elaboração do Projeto de Lei de Conversão. De fato, a MPV ainda haverá de ser analisada pelo Congresso Nacional, que decidirá pela sua elaboração ou não em lei[1].

No capítulo 9, o leitor terá acesso ao nosso posicionamento meritório e a cada uma das sugestões de aprimoramento.

1. Panorama da MPV

A Medida Provisória nº 1.085, de 27 de dezembro de 2021, doravante designada simplesmente como MPV, objetiva estabelecer regras que aprimoram o sistema de registro eletrônico prestados pelos “cartórios extrajudiciais” e a legislação relativa a negócios imobiliários (art. 1º).

Para tanto, nomina e regulamenta o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP), assim como promove alterações em diversas leis que tratam de negócios imobiliários, como a Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015, de 1973), a Lei de Incorporação Imobiliária (Lei nº 4.591, de 1964), a Lei de Loteamentos (Lei nº 6.766, de 1979), a Lei de Notários e Registradores (Lei nº 8.935, de 1994), o Código Civil, a Lei do Programa “Minha Casa, Minha Vida” (Lei nº 11.977, de 2009), a Lei da Regularização Fundiária Urbana – Reurb (Lei nº 13.465, de 2017), a Lei de Incentivos à Indústria da Construção Civil (Lei nº 4.864, de 1965)

É constituída de 21 artigos, organizados nos seguintes capítulos sem numeração:

1. Objeto (art. 1º);

2. Âmbito de aplicação (art. 2º);

3. Objetivos do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos – SERP (art. 3º);

4. Responsabilidade pelo SERP (art. 4º);

5. Fundo para a Implementação e Custeio do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (art. 5º);

6. Extratos eletrônicos por meio do SERP (art. 6º);

7. Normas complementares (artigos 7º e 8º);

8. Acesso a bases de dados de identificação (art. 9º);

9. Alteração da Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964 (art. 10);

10. Alteração da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (art. 11);

11. Alteração da Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979 (art. 12);

12. Alteração da Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994 (art. 13);

13. Alteração da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (art. 14);

14. Alteração da Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009 (art. 15);

15. Alteração da Lei nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015 (art. 16);

16. Alteração da Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017 (art. 17);

17. Disposições transitórias (artigos 18 e 19);

18. Revogações (art. 20);

19. Vigência (art. 21).

Clique aqui e leia a íntegra do artigo.

*Carlos E. Elias de Oliveira é professor de Direito Civil, Notarial e de Registros Públicos na Universidade de Brasília – UnB, no IDP/DF, na Fundação Escola Superior do MPDFT - FESMPDFT, no EBD-SP, na Atame do DF e de GO e em outras instituições. Consultor Legislativo do Senado Federal em Direito Civil (único aprovado no concurso de 2012). Advogado/Parecerista. Ex-Advogado da União. Ex-assessor de ministro STJ. Doutorando, mestre e bacharel em Direito pela UnB (1º lugar no vestibular de 1º/2002).

Fonte: Jusbrasil