Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Arpen-SP promove curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Santos
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Santos

Regional da Baixada Santista recebeu nova edição do curso que capacita funcionários a analisarem documentos e assinaturas.

Santos - A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou neste último sábado (20.11), no Mendes Hotel, na cidade de Santos, mais um treinamento sobre o tema Grafotécnica e Documentoscopia aplicada à atividade registral e notarial.

Neste oportunidade, o curso foi ministrado pela perita criminal, especialista em grafodocumentoscopia e documentos de segurança, formada pela Academia de Polícia da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Luciane Stort Viagró, que com extrema desenvoltura conduziu os participantes do treinamento pelas quase seis horas de apresentação sobre o conteúdo prático e teórico do estudos dos documentos e assinaturas.

O curso de Grafotécnica e Documentoscopia tem o objetivo de preparar os Oficiais, Substitutos, Escreventes e Auxiliares para tornarem-se agentes de suas respectivas Instalações Técnicas (IT's), juntamente com o curso de Formação de Agente de Registro, e pretende ainda capacitar, especializar e esclarecer os participantes sobre as principais características da identificação de documentos.

A palestrante iniciou o treinamento abordando os conceitos e fundamentos da Grafodocumentoscopia, os documentos de segurança e a definição de segurança documental. Em seguida, abordou as ações envolvendo fraudes documentais: a contrafação, reprodução total de um documento, e a adulteração, que consiste na troca dos elementos dos documentos originais por outros.

Segundo Luciane, o trinômio da segurança documental é formado pelos processos de impressão, os insumos utilizados e o design do documento. Em seguida, detalhou cada um destes três itens, destacando a influência que cada um exerce sobre a segurança de um documento e as formas pelas quais agem os falsários.

A palestrante também destacou os detalhes sobre cada um dos documentos de identificação, os materiais e as formas utilizados na sua falsificação e as maneiras de analisá-los para que seja evitada a fraude documental.

Como novidade, a palestrante apresentou aos participantes um roteiro detalhado de como realizar os exames de documentos apresentados em balões de cartórios, especificando cada detalhe a ser observado pelos funcionários das serventias.

Participaram desta edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia na cidade de Santos os cartórios do 1° Subdistrito de Santos, 2° Subdistrito de Santos, Araçariguama, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Ilhabela, Itanhaém, Jarinu, Jumirim, Pariquera Açú, Distrito de Solemar, 28° Subdistrito de São Paulo, 7° Subdistrito de São Paulo, Distrito de Vicente de Carvalho e São Vicente.


Deixe seu comentário
 
 
849395

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 145.455.804
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP