Notícias

31 de Agosto de 2010

Regional de Itapeva recebe curso de Grafotécnica e Documentoscopia da Arpen-SP

Itapeva (SP) - A Regional de Itapeva recebeu neste sábado (28.08), o Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos. Com o objetivo de preparar os Oficiais, Substitutos, Escreventes e Auxiliares para tornarem-se agentes de suas respectivas Instalações Técnicas (IT's), juntamente com o curso de Formação de Agente de Registro, o curso pretende ainda capacitar, especializar e esclarecer os participantes sobre as principais características da identificação de documentos.

Fez a abertura do evento Renato César Proença Genovezzi, Oficial Substituto do Registro Civil de Itapeva, que agradeceu a presença de todos e os incitou a aproveitarem o máximo que puderem a oportunidade. "Parabenizo a todos os presentes e que todos vocês aproveitem ao máximo este curso. O professor Gabriel é um perito extremamente qualificado, então usufruam do conhecimento dele, absorvam todos os detalhes e observações da aula que vocês irão assistir. É muito importante aperfeiçoar o conhecimento que possuíamos, mas este, em específico, é de suma importância, pois reflete diretamente nos atos praticados diariamente no balcão da serventia", informou Genovezzi.

O palestrante iniciou sua apresentação ressaltando a compreensão que tem em relação à dificuldade dos serventuários em reconhecer documentos, isto pela rapidez com que devem atender os clientes no balcão. Passos explicou que os documentos de identidade não têm todos os padrões nacionais, apenas a Carteira Nacional de Habilitação.

"Há detalhes que passam despercebidos no balcão. Por isso, o curso é muito importante. Ele nos torna capaz, nos dá maior segurança na conferência dos documentos, possibilitando que nós atendamos a nossa região com maior eficácia", afirmou Giuliano Marcucci Costa, Oficial de Registro Civil de Itaberá.

Costa Passos mais uma vez enfatizou que os serventuários são responsáveis pelas falsificações grosseiras e que a mais comum é a falsidade ideológica, ou seja, aquela feita por meio da carteira de identidade. Apresentou ainda as diversas informações sobre a estrutura dos documentos e formas de falsificação. Com isso mostrava a todos como identificar algo que se mostra normal, destacando linhas, impressões e os brasões de cada Estado.

"Já fiz este curso antes, é a segunda vez que faço. Mas é sempre muito importante fazer novamente, precisamos nos renovar porque sempre aparecem novidades. É extremamente relevante que participemos de todos esses cursos, precisamos nos ater aos detalhes", comentou a Oficiala Substituta de Registro Civil de Riversul, Cacilda Aparecida da Silva Ribeiro Alves.

O palestrante falou ainda sobre a análise dos fabricantes do papel que compõe o documento, pois papéis distintos em cada lado não são sinônimos de fraude. Após listar estas estruturas, Passos falou a todos para que analisassem sempre as fotos, que podem apresentar resquícios de corte ou cola e a impressão digital, explicando as diferenças entre a tinta correta e a tinta de carimbo, muito utilizada pelos falsários.

"Para todos nós é muito importante, para quem é mais antigo, para quem é mais novo no cartório, para todos. Sempre que temos oportunidade, participamos de todos os cursos da Arpen-SP, temos que aproveitar todas as oportunidades para tirarmos nossas dúvidas e nos aperfeiçoarmos. Acho que deveriam ter mais cursos como este", sugeriu a Oficiala designada de Registro Civil de Itararé, Simone Aparecida dos Santos Pereira.

Após uma pausa para o coffee-break, o palestrante passou a ensinar a análise da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seus dispositivos de segurança, tanto as novas quanto as antigas. Passos lembrou que muitos preferem falsear a CNH por conter três identificações em um só documento e detalhou como os falsários podem "imitar" o auto-relevo ou até mesmo reutilizá-los, apenas aproveitando a parte central.

"O curso é ótimo, muito bom. Nos proporciona o conhecimento prático para o dia a dia, que nos auxilia na verificação dos documentos. É muito importante que todos nós façamos, pois assim evitamos os documentos que podem ser falsos", disse Gabriel Luis de Almeida Faria, Oficial de Registro Civil de Nova Campina.

Depois de uma nova pausa de 15 minutos, Luiz Gabriel deu início à parte de Grafotécnica, descrevendo os modos de análise, forma, dinâmica, qualidades gerais e movimento. Foram apresentados casos de fraude em assinaturas e como identificá-los por meio dos quatro indícios. Os participantes receberam ainda dicas de como realizar a análise sem constranger quem estiver no balcão, aprenderam também como orientar o próprio cliente a abrir uma firma que não facilite a falsificação.

"O curso é muito bom, o professor é excelente. Estou aproveitando o máximo, principalmente porque estou no cartório há apenas 6 meses. Ele vai me ajudar em todos os serviços que realizo na serventia", falou Cilene Gabriela Queiroz de Oliveira Silva, escrevente do cartório de Registro Civil de Ribeirão Grande. "Estou aproveitando bastante também. É bem o que o professor disse, nós que somos de cidade pequena, conhecemos bem a população, mas quando chega alguém de fora, o curso será primordial", completou o escrevente do cartório de Registro Civil de Paranapanema, José Libâneo Duarte Netto.

Participaram do curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Itapeva, os cartórios de Registro Civil de Barra do Chapéu, Itaberá, Itararé, Nova Campina, Paranapanema, Ribeirão Grande e Riversul.

Assine nossa newsletter