Notícias

08 de Maio de 2013

60 cartórios extrajudiciais de Goiás já contam com adesão total ao selo eletrônico

Conforme levantamento feito nesta semana pela Divisão de Gerenciamento do Sistema Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), 60 serventias extrajudiciais de Goiás já aderiram em 100% ao selo eletrônico. Destas, segundo aponta a estatística, 29 concluíram a implantação no último mês.
Para o diretor da Divisão do Extrajudicial, Marco Antônio de Oliveira Lemos Júnior, esse é um avanço significativo e representa uma nova era da modernidade no que se refere aos cartórios extrajudiciais, uma vez que o resultado da substituição do selo físico pelo eletrônico é maior celeridade, economia de espaço e segurança jurídica.

"O selo físico apresentava uma série de problemas, inclusive possibilidades frequentes de falsificação, além de emperrar a prestação do serviço porque tinham que ser colados e isso demandava muito tempo. Sem dúvida, além de facilitar o serviço e tornar mais ágil os atos dos cartórios extrajudiciais, o selo eletrônico proporciona maior segurança jurídica e reduz os custos dos serviços notariais e registrais", ressaltou.

O sistema de selo eletrônico foi regulamento pelo Provimento nº 3, de 7 de maio de 2012, da CGJGO e lançado oficialmente em 26 de junho de 2012. Sua disponibilização é feita através do Portal Extrajudicial da Corregedoria mediante login e senha, o que permite aos delegatários de cartórios a solicitação dos atos necessários para sua utilização diária. 

Assine nossa newsletter