Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Simpósio Regional de Registro Civil Eletrônico - Campinas
Sofia e convênios da CRC foram os destaques do encontro

Neste sábado (12.09), aproximadamente 100 pessoas lotaram o auditório do Hotel Premium em Campinas, para a terceira edição do Simpósio Regional do Registro Civil Eletrônico da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

O evento, que já aconteceu na Capital e em Marília, tem o intuito de levar as novidades tecnológicas e tirar dúvidas dos oficiais de Registro Civil e seus prepostos.

A edição de Campinas teve abertura do vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, que lembrou dos colegas “Antônio Guedes Netto e Lázaro da Silva, que nos deixaram há tão pouco tempo, e que ajudaram a construir a Intranet”. 

O presidente da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramin Júnior, iniciou sua exposição contando aos presentes sobre os diversos convênios que foram e estão sendo fechados pela Associação, tanto para a simplificação do serviço no cartório quanto para o aumento no número de serviços prestados à população.

Vendramin citou o convênio com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para que os óbitos sejam enviados diretamente pela Central de Registro Civil (CRC), tal como o convênio com o Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC), do Governo Federal, que funcionará do mesmo modo.

Os convênios com a Receita Federal para emissão do CPF e o convênio com a Secretaria de Segurança Pública para a emissão do número de identidade também foram explicados pelo presidente, que destacou que “cada convênio firmado e cada nova prestação de serviço é um pedacinho de um todo, que tornará o Registro Civil mais forte e cada vez mais indispensável à sociedade”.

Em seguida, Vendramin apresentou aos presentes o Software Inteligente Arpen-SP (SOFIA), que foi lançado em agosto deste ano e tem sido visto como uma das grandes revoluções da atividade.

O presidente da Arpen-SP e idealizador do SOFIA explicou detalhadamente o funcionamento do software, suas funcionalidades e os benefícios que ele traz aos cartórios.

Mais tarde, falou ao público o responsável da Arpen-SP pela CRC, Humberto Briones de Souza. Primeiramente, Humberto explicou os novos layouts e funcionalidades da CRC, como o E-Protocolo. Alguns participantes trouxeram duvidas quando ao funcionamento e operação do sistema e tanto Humberto quanto Vendramin responderam esses questionamentos.

Por último, Humberto também falou sobre Certificação Digital, explicando como um cartório pode se tornar um emissor e como é executado o trabalho.

A tarde foi bastante produtiva aos Oficiais e prepostos que compareceram, puderam conhecer as novidades do Registro Civil e tirar dúvidas sobre os serviços cotidianos das serventias.


Data de Publicação: 02/03/2015

Deixe seu comentário
 
 
628012

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 143.492.839
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP