Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso de Grafotécnica e Documentoscopia - Capital
No último sábado (26.09), a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), realizou mais uma edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, sob o comando da Professora Dra. Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos, na capital paulista.

Iniciando o curso para as 144 pessoas presentes, Mara Cristina falou sobre a importância de reconhecer um documento falsificado e como o funcionário do cartório deve se portar ao identificá-lo.

A perita alertou sobre alguns dos cuidados que os servidores devem ter, pois a rapidez não pode atrapalhar na eficiência do trabalho. “Quem valida um documento tem uma responsabilidade muito grande”, garantiu.

O curso teve dois momentos, a parte teórica, com conceitos de Grafotécnica e da Documentoscopia, e a parte prática, em que os alunos puderam ver como as falsificações acontecem e identificá-las. “A análise do documento deve ser muito mais abrangente do que verificar apenas a assinatura”, ressaltou Mara.

O participante Rafael de Souza, de 18 anos, que trabalha no setor de autenticação do Cartório de São Mateus, aprovou o curso e disse já ter passado por situações de fraude. “Quando vejo um documento suspeito, sempre passo ao meu escrevente, agora, com o conhecimento adquirido, já dá para ter mais certeza do que estou fazendo”, afirmou.

Para Tami Paes, funcionária do Tabelionato de Aldeia, de Barueri, o curso foi interessante e claro. “O curso é importante para nos atentarmos aos detalhes e conhecer quem está do outro lado, fazendo a fraude, para saber o que investigar”, frisou.

Jader Nascimento, tabelião substituto do Cartório de Ermelino Matarazzo, percebeu a importância do curso para o dia-a-dia de quem está no balcão e sofre com as tentativas de “driblagem” dos falsificadores. “Hoje em dia, existem vários métodos para os falsários apresentarem documentos que supostamente seriam verdadeiros”, disse. “Como o produto vendido no cartório é a segurança jurídica, nada melhor do que participar deste curso para conhecer as novas técnicas”, completou.

Participaram desta edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia os cartórios de Registro Civil de Aclimação, Aldeia, Belenzinho (10º Subdistrito), Bom Retiro, Capão Redondo, Capela Socorro (32º Subdistrito), Ermelino Matarazzo, Guaratinguetá (1º Subdistrito), Jacareí, Jambeiro, Jardim Belval, Jaraguá, Marabá Paulista, Maresias, Mooca (16º Subdistrito), Osasco (2º Subdistrito), Penha de França, Pirituba, Sapopemba, São Mateus e Varzea Paulista. Do Tabelionato de Notas foram Pilar do Sul, 13º Tabelionato de Notas de São Paulo, 1º Tabelião de Notas de São Bernardo do Campo e 3º Tabelião de Notas de São Caetano do Sul.


Data de Publicação: 02/03/2015

Em 22/07/2015 00h14
Gostaria de me escrever .
Autor: Guilherme
Profissão: Cartorário
Cidade - Estado: São Paulo - SP
Deixe seu comentário
 
 
68339

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 143.492.134
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP