Notícias

07 de Agosto de 2007

Cartório Itinerante vai a Bauru na 25° edição do Ação Global Regional

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP) esteve no último sábado (04.08) mais uma vez participando do projeto Ação Global, em sua 25° edição, e levou até a cidade de Bauru, na região oeste do Estado, o cartório itinerante, que durante todo o dia atendeu à população presente ao evento realizando pedidos de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito à população carente.

O evento realizado no Centro de Atividades da unidade Sesi dos Altos da Cidade reuniu em média 50 serviços e 800 profissionais e atendeu a mais de 43 mil pessoas, segundo a organização do evento. Atuando no cartório itinerante da Arpen-SP, o 1° Subdistrito de Bauru, administrado pelo registrador Ademílson Luiz Mendes Novelli, e o 2° Subdistrito, administrado por Alexandre Antônio de Matos Nascimento, realizaram 23 pedidos de 2ª via de certidões, sendo 20 de nascimento, 2 de casamento e 1 de óbito.

"A participação dos registradores civis neste evento, e da Arpen-SP, que enviou o cartório itinerante da entidade, vem de encontro a necessidade da população mais carente do Estado de, durante um mutirão onde diversos serviços são oferecidos, regularizar alguma situação com relação à sua documentação. É a prestação de um serviço de cidadania", afirmou Novelli, que levou seis funcionários para o evento.

Para Jair Barbosa da Silva, a possibilidade de tirar a segunda via da certidão de nascimento foi o motivo principal de seu comparecimento ao Ação Global. "Teria que ir até a minha cidade para conseguir este documento e agora, com este mutirão aqui do lado de casa tudo ficou mais fácil. Ter o cartórios aqui do lado é maravilhoso", afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo Oficial do 2° Subdistrito que, no entanto, lamentou o baixo movimento geral da mobilização. "Esperava um pouco mais de gente, acho que faltou um pouco de divulgação. Talvez pelo fato de ter tido o aniversário da cidade recentemente, acho que este feriado poderia ter coincidido com o Ação Global", explicou.

"O Ação Global é um exercício de cidadania aprimorado a cada ano. Nesta terceira edição, pudemos destacar uma maior qualidade nos atendimentos e o crescimento da participação da comunidade, ambos frutos da compreensão das necessidades da população", afirmou a diretora do Sesi em Bauru e região, Zuleika Lemos de Almeida Gonçalves.

Ao todo o evento contabilizou cerca de 108 mil atendimentos. As atividades culturais, de esporte e lazer, as consultas de saúde e a emissão de documentos foram os mais procurados. Também pela primeira vez no Ação Global Bauru, a avaliação renal atraiu grande número de pessoas. Segundo a nefrologista Daltair Oliveira de Lima, esta é uma parceria dos promotores do movimento com as Sociedades de Nefrologia do Estado de São Paulo e Brasileira. "Nas outras edições do serviço de avaliação renal, atendemos de 700 a mil pessoas e cerca de 6% delas apresentaram doença renal", quantifica.

Também no quesito saúde, as filas estavam longas já pela manhã para os testes de glicemia colesterol e hipertensão. Edemar Francisco Paes, 74 anos, procurou os exames pela terceira vez e apontou a atenção e qualidade do serviço.

Assine nossa newsletter