Notícias

07 de Abril de 2008

Sorocaba realiza 3ª edição do curso de Grafotécnica Digital da Arpen-SP

Evento reuniu 70 pessoas na sede da regional e preparou participantes a se tornarem aptos para realizar o curso de agentes de registro para trabalhar com certificação digital.

Cumprindo o cronograma de cursos estabelecidos por sua diretoria, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu no último sábado (05.04) a terceira edição do curso de Grafotécnica Digital, ministrado pelo professor Luiz Gabriel da Costa Passos, em evento realizado no Grand Hotel Royal, na cidade de Sorocaba.

Abrindo o evento, o vice-presidente da Arpen-SP, José Cláudio Murgillo, e o diretor regional de Sorocaba, Sebastião Santos da Silva, enalteceram a iniciativa da Arpen-SP e enfatizaram a importância da capacitação e aperfeiçoamento dos cartórios. "Quem não se aprimora acaba perdendo espaço e quem compareceu hoje aqui está dando um passo à frente de seus concorrentes", destacou o diretor regional. "O curso é extenso, mas por isso é completo e vocês estão de parabéns por buscarem o aperfeiçoamento de seu trabalho e a capacitação de seus funcionários", afirmou o vice-presidente da Arpen-SP.

Ministrado pelo perito em documentoscopia, Luiz Gabriel Costa Passos, o curso focou os métodos de identificação rápida de assinaturas falsas por meio de características marcantes da escrita, como a forma, o traçado e o movimento das assinaturas. Em um segundo momento, o palestrante discorreu sobre a identificação de carteiras de identidade e carteiras de habilitação falsificadas, mostrando os modelos existentes em todo o Brasil e os meios mais fáceis para a identificação de cópias adulteradas.

Passos explicou a importância dos serviços cartorários na identificação de fraudes e ainda o papel individual de cada funcionário na análise dos documentos e assinaturas. "As assinaturas feitas em cartório são espetaculares, porque são espontâneas. Já solucionei vários casos com a ajuda dos cartórios", acrescentando que não se deve confundir o trabalho das serventias com os serviços especializados de perícia. "Quem trabalha em cartório tem que identificar falsificações grosseiras, o resto é por conta dos peritos".

Participaram desta 3ª edição do curso de Grafotécnica Digital os cartórios dos municípios de Apiaí, Boituva, Brigadeiro Tobias, 1° Subsditrito de Campinas, Distrito do Capão Redondo, Éden, 1° Subsditrito de Itapetininga, Itararé, Jacupiranga, Pilar do Sul, São Caetano do Sul, 1° e 2° Subsditritos de Sorocaba, Vargem Grande Paulista, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim.

Para o Registrador Civil e Tabelião de Notas do Distrito do Éden, em Sorocaba, Pedro Bento Alves Filho, o curso foi bastante completo e trouxe diversos aspectos contundentes da atividade diária do cartório. "Foram colocados pontos que em outras apresentações nem foram abordados. Achei o curso bastante completo e minucioso", destacou. A mesma opinião foi compartilhada pelo registrador civil do município de Itararé, Marcelo Barbi. "Estamos querendo implantar logo o reconhecimento de firmas no cartório, por isso viemos até Sorocaba", disse, destacando o tempo de quase 2h30 percorridas até o local do curso. "Mas saio satisfeito, o curso foi completo e trouxe uma boa base para iniciarmos os trabalhos em Itararé", completou.

O novo curso de Grafotécnica Digital foi aprovado também pelo diretor regional de Sorocaba, Sebastião Santos da Silva. "Já assisti e participei de vários cursos, mas sem dúvida este foi o mais completo. Um detalhe que me marcou foi a ênfase que o palestrante deu a questão da identificação das assinaturas: temos que procurar também as semelhanças e não só as diferenças. Detalhes como este certamente ajudarão na prática do dia a dia", finalizou.

O curso de Grafotécnica Digital tem o objetivo de preparar oficiais, substitutos, escreventes se auxiliares para tornarem-se habilitados para realizar, posteriormente, o curso de formação de "Agentes de Registro". Nas próximas semanas, Luiz Gabriel Costa Passos levará o curso para outras regiões do Estado. Não perca o período de inscrições na sua região.

Assine nossa newsletter