Notícias

09 de Junho de 2008

Barretos recebe a 7ª edição do curso de Grafotécnica Digital da Arpen-SP

Cerca de 50 pessoas acompanharam mais uma edição do curso promovido com o objetivo de capacitar agentes.

Seguindo seu cronograma de cursos para o ano de 2008, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu no último sábado (07.06), no Barretos Country Hotel, a 7ª edição do curso de Grafotécnica Digital, evento que reuniu cerca de 50 pessoas que presenciaram por mais de oito horas a apresentação do professor Luiz Gabriel da Costa Passos.

Representando o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima, o vice-presidente da entidade, Ademar Custódio, promoveu ao lado do diretor regional de Barretos, José Geraldo Spínola Guimarães, a abertura do curso, saudando a participação dos inscritos. "Sem a participação de vocês este curso não teria razão para existir. Espero que aproveitem o máximo possível estes ensinamentos", destacou. O vice-diretor regional de Ribeirão Preto, Fernando Rodini, também prestigiou o evento, representando o diretor regional Antônio Ernesto Rodini Luiz.

"É muito importante promovermos na regional de Barretos, que é uma regional pequena, com poucos cartórios, eventos da Arpen-SP, principalmente estes voltados à capacitação", disse o diretor regional, José Geraldo Spínola Guimarães. "Mostra que a associação se preocupa com todas as regiões e todos os cartórios no Estado, mesmo aqueles mais distantes", completou.

Participando pela segunda vez de um curso de Grafotécnica promovido pela Arpen-SP, o Oficial do Distrito de Botafogo, no município de Bebedouro, Renato Ramos, destacou os ensinamentos apreendidos. "Este curso é bem completo e interessante. O palestrante tem uma ótima didática e prende muito a atenção. Gostei bastante", destacou. A Oficiala do município de Colômbia, Conceição Aparecida da Silva Silveira, também destacou a importância do curso. "É preciso se aperfeiçoar sempre e estes cursos promovidos pela Arpen-SP ajudam bastante", disse.

O curso

Ministrado pelo perito em documentoscopia, Luiz Gabriel Costa Passos, o curso focou os métodos de identificação rápida de assinaturas falsas por meio de características marcantes da escrita, como a forma, o traçado e o movimento das assinaturas. Em um segundo momento, o palestrante discorreu sobre a identificação de carteiras de identidade e carteiras de habilitação falsificadas, mostrando os modelos existentes em todo o Brasil e os meios mais fáceis para a identificação de cópias adulteradas.

Passos explicou a importância dos serviços cartorários na identificação de fraudes e ainda o papel individual de cada funcionário na análise dos documentos e assinaturas. "Costumo dizer que todo o trabalho de verificação de assinaturas em cartório não é um trabalho de perícia, mas pode muito bem se atentar em diversos detalhes, inclusive uma análise detalhada feita no que chamamos de "quartinho dos horrores"", explicou.

Participaram desta 7ª edição do curso de Grafotécnica Digital os cartórios dos municípios de Barretos (1° e 2° Subdistritos, Bebedouro, Distrito de Botafogo, Colina, Colômbia, Guaíra, Ituverava, Jardinópolis, Monte Azul Paulista, Palestina, Ribeirão Preto (1° Subdistrito), São José do Rio Preto (2° Subdistrito), Severínia e Taiúva.

O curso de Grafotécnica Digital tem o objetivo de preparar oficiais, substitutos, escreventes se auxiliares para tornarem-se habilitados para realizar, posteriormente, o curso de formação de "Agentes de Registro". Nas próximas semanas, Luiz Gabriel Costa Passos levará o curso para outras regiões do Estado. Não perca o período de inscrições na sua região.

Assine nossa newsletter