Notícias

22 de Setembro de 2009

IBDFAM promove VII Congresso Brasileiro de Direito de Família em Belo Horizonte

Relevantes temas da atualidade estarão em debate no VII Congresso Brasileiro de Direito de Família, que vai acontecer de 28 a 31 de outubro, no Centro de Convenções Minascentro, em Belo Horizonte. Durante quatro dias, operadores do Direito de todo o país vão dialogar, a partir de diferentes perspectivas, sobre diversos conceitos relacionados ao eixo central do evento: Família e Responsabilidade.

A abertura do VII Congresso será na quarta, 28/10, às 19h30, com a conferência "Família e Responsabilidade", a ser proferida pelo psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes. Forbes é um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem foi aluno. Dirige as pesquisas clínicas da Psicanálise com a Genética, no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP.

Na quinta, 29/10, e na sexta, 30/10, o Congresso começa com palestras sobre temas candentes do Direito de Família contemporâneo: as dimensões da responsabilidade, vulnerabilidades, morosidade na prestação jurisdicional, direito patrimonial do casamento, contratos de gerações de filhos, Síndrome da Alienação Parental, entre outros. Na seqüência, será a vez das Práticas Inovadoras, importante espaço de trocas de ideias sobre projetos bem-sucedidos em curso no país.

Dando continuidade à intensa programação, expositores de diferentes regiões do país vão se reunir nas Salas de Discussão, a fim de traçar perspectivas para desafios atuais do Direito de Família, e vão apresentar trabalhos científicos, que trazem para o VII Congresso o conhecimento que está sendo construído nas universidades.

Outros temas instigantes também estarão em foco durante o VII Congresso: divórcio direto, reprodução assistida, Direito de Família e religião, morte digna, convenções internacionais sobre seqüestro interparental, violência doméstica, guarda compartilhada, e outros.

Durante o evento, haverá também reuniões profissionais, atividades culturais, confraternizações, exibição de filme, lançamento e sessão de autógrafos de publicações recentes sobre Direito de Família.

Mini-cursos sobre sucessão do cônjuge e do convivente, escrituras públicas, mediação e conciliação, direito homoafetivo acontecem no sábado, 31/10. Para reunir as conclusões das atividades, as críticas, desafios e sugestões para o Congresso, haverá um painel ao fim da manhã.

Famílias Simultâneas é o tema da grande conferência de encerramento com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito. Os debates a serem travados no VII Congresso certamente trarão ao Direito de Família brasileiro, cenários e perspectivas de um novo tempo.

Para se inscrever basta clicar aqui.

Acesse a programação completa clicando aqui.

Clique aqui e obtenha maiores informações sobre o VII Congresso do IBDFAM.

Assine nossa newsletter