Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Módulos de casamento e óbito foram apresentados aos registradores durante o segundo dia do Workshop Sofia Rei 

Publicado em: 12/08/2021
No dia 12 de agosto, os participantes que estiverem acompanhando a live poderão se inscrever no formulário de apresentação do software, a fim de seguir com a instalação do programa

Foi realizado, nesta quarta-feira (11.08), o segundo dia do Workshop Sofia Rei – o Software Inteligente do Registro Civil, que tem como objetivo apresentar o novo programa desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).

O presidente da Associação, Luis Carlos Vendramin Jr. iniciou o evento dando às boas-vindas e saudando os participantes que, em mais uma noite de evento, contou com uma grande plateia virtual. Seguindo com os cumprimentos, o vice-presidente Gustavo Renato Fiscarelli agradeceu às mensagens de gratificações recebidas no dia anterior, encaminhadas pelos registradores do estado.

“Fiquei muito feliz em ver tantas mensagens de apoio e aprovação do novo Sofia Rei”, disse Fiscarelli, que seguiu comentando sobre o software que, ao longo de dois anos, foi estudado, aprimorado e chegou em sua fase de apresentação. “É um software desenvolvido por registradores para registradores. Estamos só no início”, concluiu o VP.

Para a primeira apresentação, do módulo II: Casamento e Habilitação Digital (e-Habilitação), estava presente a diretora de comunicação da Arpen/SP, Andréia Ruzzante Gagliardi. De acordo com Vendramin, “a ideia da habilitação do casamento tem a premissa de ser 100% digital”. E para ilustrar a facilidade de se realizar o procedimento, o presidente simulou um registro de habilitação.

Foram expostas todas as funções do Sofia Rei, que possui, dentro da área de casamento, todas as informações necessárias a serem registradas, como tipo de matrimônio, informação dos genitores, opção de inserir casamentos anteriores, dados das testemunhas, tipo de regime de bens e tantas outras. “É um sistema muito bem pensado para atender os registradores”, disse Vendramin.

O presidente da Arpen/SP ainda enfatizou sobre a função mais importante do sistema, que de acordo com o mesmo, seria a “cereja do bolo” do software: “Os dados serão integrados com os da CRC [Central de Informações do Registro Civil]”.

A diretora da Associação comentou sobre a importância do Sofia Rei, que será responsável, principalmente, por facilitar as atividades do registrador. “Estou contando os dias para que esse sistema chegue ao meu cartório”, disse Andréia.

Passando para o módulo III: Óbito, a convidada foi Daniela Silva Mróz, vice-presidente da Arpen/SP. A registradora iniciou a apresentação agradecendo pela oportunidade de participar da divulgação do sistema. “É um prazer poder fazer parte disso”, enfatizou Mróz.

Simulando mais uma vez um registro, desta vez de óbito, o presidente da Associação comentou sobre todas as funções disponíveis no Sofia Rei para realização deste ato, destacando a importância das informações serem geradas pela CRC Nacional.

Vendramin comentou, ainda, sobre o painel Gerenciador de Tarefas do software, que deixa em destaque todas as atividades que faltam ser realizadas, como, por exemplo, matrículas pendentes de envio para a CRC.

Gustavo Fiscarelli enfatizou a importância do gerenciador, que manterá o registrador civil atento às tarefas que devem ser feitas. “Quando você encerra o ato, já fica um lembrete para realizar a comunicação com o outro cartório”, disse o vice-presidente.

Lembrando da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou oficialmente em vigor a partir do dia 1º de agosto, Luis Carlos Vendramin lembrou a importância de o cartório manter suas informações seguras, e comentou sobre o Sofia Rei neste quesito, por ser um sistema arquitetado para preservar os dados protegidos.

Inscrição para apresentação

Também foi divulgado na live que, durante o último dia de evento (12.08), será disponibilizado o formulário de inscrição da apresentação do Sofia Rei. Os participantes que estiverem acompanhando a live poderão se inscrever a fim de receber auxílio e apoio por parte da equipe de T.I da Arpen/SP.

Com a apresentação do software, o registrador poderá seguir com a instalação do programa em sua serventia, que contará com total assistência da equipe de colaboração do Sofia Rei.

Ainda dá tempo! Inscreva-se já clicando aqui para não perder o próximo dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Arpen/SP
Deixe seu comentário
 
 
488967

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 150.350.367
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Diário Oficial TJ/SP - Comunicado CG Nº 1726/2021

LEIA MAIS