Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

XI Encontro Estadual da Arpen-SP - XI Encontro de Barra Bonita apresentará Matrícula Única e os novos Modelos de Certidões

Publicado em: 14/10/2009
Entre os dias 12 e 14 de novembro Registradores Civis têm a última oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o novo procedimento para emissão de certidões a partir de 01/01/2010. Faça já a sua inscrição e prepara-se!

A partir de 1° de janeiro de 2010 os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de todo o Brasil passarão a adotar um novo modelo para emitir certidões de nascimento, casamento e óbito, além das segundas vias de certidões. Composto por número de matrícula, calculado individualmente para cada ato, novos campos para preenchimento nas certidões e emitido em papel padronizado, remodelará o sistema atualmente existente no País.

Para preparar os Registradores Civis paulistas para esta nova realidade, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), reservou para o dia 14 de novembro o Painel Temático - Matrícula Única no Registro Civil, última oportunidade para os registradores saberem passo a passo o novo processo de emissão de certidões antes do início dos novos procedimentos.

"É um tema que fala por si e é tão atual que está na linha dos trabalhos desenvolvidos pela Arpen-SP e Arpen-BR em Brasília com o Conselho Nacional de Justiça e com o Governo Federal", diz José Emygdio de Carvalho Filho, assessor especial de Relações Nacionais da Arpen-SP.

Participarão deste importante painel, o assessor especial de Relações Nacionais da Arpen-SP, José Emygdio de Carvalho Filho, que apresentará o procedimento detalhado para cálculo do número de matrícula, preenchimento dos campos das certidões e formato de impressão do papel, e Paulo Gonçalves Siqueira, presidente do Núcleo de Desenvolvedores de Softwares para Cartórios (Núcleo-BR), que representa as empresas desenvolvedoras de softwares para cartórios, que falará sobre as adequações nos programas dos cartórios para trabalharem sob o novo prisma registral.

"O objetivo deste painel é esclarecer e orientar os registradores, já que a matrícula e os novos modelos de certidão entram em vigor no dia primeiro de janeiro de 2010. É na matrícula única que está à segurança maior e o fortalecimento da certidão. Este número visa sanar a fragilidade dos documentos expedidos pelo Registro Civil em todo o Brasil", explica Carvalho Filho.

Estão também convidados para este Painel, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), Ricardo Cunha Chimenti que, a partir de Brasília-DF, conduziu o processo de implantação do número de matrícula e das alterações nos modelos de certidões, assim como o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo (CGJ-SP), José Antonio de Paula Santos Neto, que falará sobre a adequação deste novo modelo às normas de São Paulo.

Clique aqui e faça já a sua inscrição.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Em 08/11/2009 21h32
Não vai ser o Governo, que vai dar papelzino para o pobrezinho, fazer quadradinho, Como sempre a regra é ditada, para ser cumprida, e não questionada. Sendo assim, cada um no seu papel, que se adapte como puder.
Autor: Nilton
Profissão: Analista
Cidade - Estado: Santo André - SP
Em 03/11/2009 10h19
É.. nada é definitivo, não sei como os ribeirinhos do amazonas terão acesso, espero que não os dificulte mais ainda, ah.. penso que logo logo, todos terão além do nome Art. 11 e seguintes do CC o cpf e ainda o e-mail, que será um dever do Estado. Abrçs
Autor: Wagner Soter de Oliveira
Profissão: Tabelião
Cidade - Estado: Cachoeira Paulista - SP
Em 27/10/2009 17h22
Minha preocupação é como atualizar ( treinar ) os Oficiais dos cartório deficitários do Interior, interior que eu digo das cidades com dificuldades de acesso, como a nossa região por exemplo, Alto vale do Ribeira( Apiaí, Itaoca, Ribeira, Barra do Chapeu, Itapirapuã Paulista). Ah só pra lembrar meu cartório completou um centenário em Junho deste ano. abraço ao pessoal da arpensp, em espeicial " Juca, Jose Emidio" e outros.f
Autor: CLAUDIO OLIVEIRA DE LIMA
Profissão: Cartorario
Cidade - Estado: Itaoca - SP
Em 22/10/2009 22h53
E BOM
Autor: ANDRÉ CARVALHO DE ANDRADE
Profissão: ESTAGIARIO
Cidade - Estado: RIBEIRÃO PIRES - SP
Em 16/10/2009 17h07
Por favor, eliminem os quadradinhos! Como serão impressas as certidões de inteiro teor? E os certificados de habilitação?
Autor: Janete Maria Borro Santiago
Profissão: Escrevente
Cidade - Estado: Monte Mor - SP
Em 14/10/2009 23h07
A matrícula e os novos modelos foram instituídos pelo Provimento nº2 do CNJ. Em seu Artigo 3º diz "Os novos modelos deverão ser implementados por cada registrador até o dia 1º de janeiro de 2010", então as empresas de informática deverão atualizar seus sistemas antes desta data, deixando-os aptos a utilizar as novas certidões.
Autor: Nilton A. Silva
Profissão: Analista
Cidade - Estado: Santo André - SP
Deixe seu comentário
 
 
32593

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 149.469.019
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Prêmio de Qualidade - Prazo final para devolução das urnas do IV Prêmio de Qualidade da Arpen-SP

LEIA MAIS