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21 de Julho de 2010

Curso de Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S lota auditório em Sorocaba

Regional aprova os conceitos do Programa 5S, voltado, entre outros pontos, ao desenvolvimento do trabalho em equipe, resultando na Qualidade Total.

Sorocaba (SP) - Neste sábado (17.07), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu treinamento aos registradores e notários da Regional de Sorocaba com a realização do curso "Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S", ministrado pelo consultor de qualidade da entidade, Gilberto Cavicchioli.

Com a presença maciça dos cartórios da regional, com mais de 60 pessoas presentes no curso, Gilberto Cavicchioli, falou a respeito da excelência no atendimento, apresentou aspectos da prática dos serviços diários nas serventias que implicam diferenças entre as necessidades dos usuários e suas expectativas quanto ao serviço prestado, assim como a importância do cumprimento do horário de atendimento, a paciência e atenção durante todo o período de trabalho.

"O curso é ótimo, nos faz repensar a forma de atender. Em cada detalhe há uma impressão a ser gerada. Mesmo havendo um grande compromisso do Oficial e de seus funcionários, sempre existem detalhes a serem observados", comentou Neiva Maria Flamia Diniz, Oficiala de Registro Civil do Distrito de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba.

"É fundamental, a capacitação dos funcionários deve obrigatoriamente contar com esta especialização. Para os Oficiais, este curso serve como janela para visualização de possíveis melhorias que as serventias têm a possibilidade de atingir", completou Ana Paula Goyos Brown, Oficiala de Registro Civil do 2º Subdistrito de Botucatu.

O palestrante destacou ainda a fidelização do cliente e as estratégias para se manter a fidelização e a recuperação de clientes insatisfeitos, além de oferecer dicas de como interpretar as reclamações dos clientes, o que deve ser evitado durante o atendimento e a importância de surpreender o cliente.

"O curso é importantíssimo, especialmente para nós, que estamos de frente para o balcão. O atendimento ao cliente é, ao lado da seriedade e segurança do nosso serviço, base fundamental para a qualquer cartório", afirmou Roberto Tadeu, escrevente do cartório de Registro Civil do 1º Subdistrito de Sorocaba. "Como de costume, o curso do professor Cavicchioli está excelente, meus funcionários e eu não esperávamos por menos. Aqui, aprende-se a dizer 'não' ao cliente e ainda assim preservá-lo. Toda equipe está animada com o curso. Percebemos aqui os pequenos deslizes que cometemos, e agora teremos a oportunidade de corrigi-los em tempo", complementou o Oficial de Registro Civil do 1º Subdistrito de Sorocaba e diretor Regional de Sorocaba, Sebastião Santos da Silva.

Após a pausa para o coffee break, Gilberto apresentou aos presentes o Programa 5S e seus objetivos, um breve histórico da metodologia e o que significam os 5S - seiri (organização, utilização, liberação da área), seiton (ordem, arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (padronização, asseio, saúde) e shitsuke (disciplina e autodisciplina).

"Estou aqui com os funcionários do cartório por acreditar que o bom atendimento é a base para a construção de um relacionamento com o cliente. O curso é excelente, sempre acreditei neste modelo de relacionamento com o cliente da serventia, ele não merece ser tratado como mero usuário. É preciso vencer a cultura do "volte amanhã", o que puder deve ser entregue ao cliente na hora. A sociedade merece receber das serventias um atendimento em nível de excelência, e é disto que este curso trata", refletiu Rodrigo Oppitz Alves, Oficial de Registro Civil de Guareí.

"É importante ressaltar a importância de um gestor para a implantação do programa, que também só terá resultado mediante um trabalho de equipe. Não existe líder sem liderados e vice versa. Lembrem-se que resistência é sinal de insegurança. Adotar os 5S é uma mudança de comportamento, tanto que existem os dez mandamentos do programa, mas, na essência, ele exige educação e disciplina, persistência, vontade de mudar e melhorar continuamente", finalizou Gilberto, que informou ainda que o programa visa a sustentabilidade.

Participaram do curso "Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S" em Sorocaba os cartórios de Registro Civil de Apiaí, Boituva, Brigadeiro Tobias, Itararé, Jaru, Louveira, Mairinque, Pardinho, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Sorocaba - 2° Subdistrito, Sumaré, Votorantim, Itu, Botucatu, Sorocaba - 1° Subdistrito, Itaí e Guareí.

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