Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

8º Subdistrito da Capital, em Santana, festeja seus 120 anos neste sábado (30.04)

Publicado em: 29/04/2011
Instalado em 1891, o cartório de Registro Civil do 8º Subdistrito da Capital, em Santana, completa, nesta sábado, 30.04, 120 anos de existência. Desde outubro de 1968, a serventia é administrada pelo Oficial Ernesto França Pinto Junior. O primeiro ato do registro civil lavrado no cartório foi o de óbito, em 12.07.1891. No mesmo mês, em 14.07.1891, foi feito o primeiro registro de nascimento. Já o de casamento foi registrado em 05.01.1895.

Santana é o principal bairro e um dos mais antigos da zona norte da cidade de São Paulo. Pertence ao distrito homônimo e é administrado pela Subprefeitura de Santana-Tucuruvi. Surgiu em 1782 e seu aniversário é comemorado no dia 26 de julho. Foi um dos primeiros bairros a ter um Dia Oficial, pela Lei 11.169 de 30 de março de 1992, sancionada pela prefeita Luiza Erundina.

Originado da Fazenda de Sant´Ana, propriedade da Companhia de Jesus, que foi citada pela primeira vez em 1560 pelo padre José de Anchieta, funcionou como o cinturão verde de São Paulo dos Campos de Piratininga. As terras da fazenda foram divididas em sesmarias no início do século XIX.

O império brasileiro começou a nascer na rua Alfredo Pujol, onde ficava a sede da fazenda, pois foi ali onde a família dos Andradas se estabeleceu e o lugar onde José Bonifácio de Andrada e Silva redigiu o manifesto paulista que ajudou na declaração do Fico por parte de D. Pedro I e posteriormente houve a independência do país em 1822. Um pequeno núcleo se formou no entorno da antiga fazenda. Na planta de 1897, já aparece um traçado de ruas, mas as casas concentravam-se exclusivamente ao longo de algumas destas.

O século XX marcou a integração de Santana à metrópole, dos bondes puxados a burros do século XIX à inauguração da primeira estação do metrô na década de 1970. Com esse processo de desenvolvimento e avanços em sua infraestrutura, o bairro transformou-se em um dos principais polos comerciais da zona norte e da cidade. Atualmente o bairro apresenta considerável adensamento populacional e o fenômeno da verticalização em virtude da valorização dos terrenos destinados às classes média, média-alta e alta.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Em 30/04/2011 13h47
Parabéns. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os colegas aí de Santana, especialmente ao dr.Ernesto, Ângela, Dona Antonieta e outros com quem trabalhei aí (1980/1981), e onde tive a oportunidade e a confiança do dr.Ernesto, indicando-me para prestar exame para escrevente. Obrigado e muitas felicidadades.
Autor: Joaci Sampaio
Profissão: Escrevente
Cidade - Estado: São Paulo - SP
Deixe seu comentário
 
 
978708

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 150.339.604
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Registro Civil e Notas de Conceição comemora 120 anos de existência

LEIA MAIS