Notícias

11 de Dezembro de 2012

José Emygdio de Carvalho Filho recebe o título honorífico de Cidadão Indaiatubano

Indaiatuba - Na última sexta-feira (07.12) a Câmara Municipal da cidade de Indaiatuba concedeu ao Oficial de Registro Civil da cidade, José Emygdio de Carvalho Filho, o título honorífico de Cidadão Indaiatubano. A cerimônia, realizada no Palácio Votura, sede do Legislativo municipal, contou com a presença de ilustres autoridades da cidade, e reconheceu a elevada contribuição social prestada pelo Oficial da cidade nos 20 anos de serviços prestados à comunidade.

"Recebo esse título com muito carinho, pois tenho muito orgulho de ser um cidadão indaiatubano e de poder registrar a história dessa cidade que tem uma qualidade de vida exemplar, fruto da boa administração que vem sendo feita nos últimos anos", disse Emygdio ao receber a homenagem. "Quando tomei posse no Registro Civil, em 1992, sabia que não teria uma tarefa fácil, mas acredito que esse título mostra que fui bem sucedido nessa missão, participando de diversas ações da Prefeitura que facilitaram o acesso à cidadania. Agradeço à Câmara e às minhas funcionárias, pois sem elas eu não conseguiria realizar esse trabalho", concluiu o Oficial que falou na tribuna da casa.

O título de cidadão honorífico é concedido a pessoas que devotam suas ações pelo progresso e desenvolvimento da comunidade onde vivem, mas que por razões alheias a sua vontade, não nasceram em Indaiatuba. Para José Emygdio de Carvalho Filho, natural de Porto Feliz, o título simbolizou também um resgate da história da família. "Nasci em Porto Feliz, mas minha mãe era de Indaiatuba e eu passei 20 anos de minha vida dedicados a esta comunidade, então sinto que este reconhecimento simboliza um resgate da história da minha família aqui na cidade", disse emocionado.

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades do munícipio, entre elas o prefeito da cidade, Reinaldo Nogueira, que parabenizou os homenageados. "O doutor Emygdio é uma pessoa que eu admiro muito pelo modo com que conduz seu trabalho, sempre de forma honesta e transparente, sempre ajudando a todos. Nunca soube de alguém que saiu do cartório com uma resposta negativa, pois ele sempre dá um jeito de auxiliar o cidadão. Por causa de tudo isso eu também sou seu fã", contou o prefeito.

"Essa é uma homenagem a um grande amigo indaiatubano que sempre se destacou em tudo o que faz e que já venho acompanhando seu trabalho há muito tempo. Estando a frente do Registro Civil da cidade, sempre fez muito mais do que ser apenas Oficial de cartório, se esforçando para realmente fornecer a cidadania para as pessoas", afirmou o vereador Maurício Baroni, autor da proposição que concedeu o título ao Oficial de Registro Civil da cidade.

"A verdadeira riqueza que uma cidade pode ter não consiste em suas praças ou em suas avenidas, e sim nas pessoas que vivem nela, em sua população. É com esse intuito que criamos o prêmio de Cidadão Indaiatubano", disse o vereador Luiz Alberto Cebolinha. "As pessoas que foram homenageadas nesta noite contribuíram muito para que a cidade fosse o que é hoje, símbolo de qualidade de vida nestes seus 182 anos de existência", disse o presidente da Câmara Municial Luiz Carlos Chiaparini.

José Emygdio de Carvalho Filho é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, especializado em Sistema de Registro Civil da América Latina, e participante ativo de projetos sociais, tais como acesso dos cidadãos a documentação básica - certidão de nascimento e demais atos para o exercício da cidadania, em parceria com a Semfabes, também participou do Projeto Pai Legal, realizado nas Escolas Estaduais do Município, que consiste na busca ativa para inclusão da paternidade nos registros de nascimento, entre diversas outras ações. No Registro Civil já foi presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e diretor de Registro Civil da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), além de ocupar inúmeros cargos de diretoria nestas e em outras entidades do segmento extrajudicial.

Também estiveram presentes os familiares de José Emygdio de Carvalho Filho, assim como as funcionárias do Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Indaiatuba, o Cartório da Cidadania. Fugindo ao protocolo, o ex-presidente da Arpen-SP homenageou o vereador Maurício Baroni com a entrega de uma réplica de sua certidão de nascimento gravada em placa dourada, tradicional homenagem concedida pela Arpen-SP a ilustres autoridades nacionais.

Assine nossa newsletter