Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Evento na CGJ-SP nesta terça-feira (18.12) lança oficialmente sistema de emissão de Certidões Eletrônicas do Registro Civil

Publicado em: 18/12/2012
Apresentação do novo sistema de emissão de certidões eletrônicas do Registro Civil será nesta terça-feira (18), na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo. O cidadão poderá solicitar e receber a segunda via de sua certidão em qualquer Cartório de Registro Civil do Estado de São Paulo.

Será apresentado na próxima terça-feira (18) o novo modelo de emissão de certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito, que será utilizado pelos Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo. O evento será às 16 horas, na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O serviço, inédito no Brasil, permitirá ao usuário solicitar seu documento na unidade mais próxima de sua residência, sem a necessidade de se deslocar até o cartório onde está o registro ou mesmo utilizar os serviços de despachantes, barateando assim a obtenção da segunda via dos documentos civis.

Após três meses de adaptação ao sistema do Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados, instituído pelo Provimento n° 19 da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo (CGJ-SP), e que integra todos os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, que trocam comunicações em ambiente eletrônico seguro e criptografado, adaptado à certificação digital, será possível ao cidadão que, por exemplo, teve seu registro de nascimento feito no Cartório de Ribeirão Preto e hoje mora em São Paulo, solicitar e receber a segunda via desta certidão em qualquer Cartório da Capital paulista.

O sistema desenvolvido pela Arpen-SP e aprovado pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo (CGJ-SP) servirá de modelo para a integração das demais unidades da federação, por meio de sua ampliação a ser instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Outra grande inovação que já se encontra em fase final de implantação será a possibilidade de o usuário localizar, pela internet, em quais Cartórios estão seus registros de nascimento, casamento e óbito, ou mesmo de seus familiares. Por meio da Central de Informações do Registro Civil, sistema que conterá todos os dados registrais dos Cartórios paulistas, também será facilitado o pedido de certidões, uma vez que a Central estará interligada ao Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Cartórios de Registro Civil. Outro benefício será permitir ao Poder Judiciário e ao Poder Executivo o fácil acesso à pesquisa de óbitos, visando à extinção de processos ou mesmo de benefícios irregulares pagos pela Previdência Social, além da rápida localização e solicitação de quaisquer outras certidões de registro civil por qualquer ente público.

Lançamento das Certidões Eletrônica do Registro Civil
Data: 18.12.2012
Horário: 16 horas
Local: Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo
Palácio da Justiça - Praça da Sé, s/nº - 5º andar - sala 519

Fonte: Assessoria de Imprensa
Em 18/12/2012 18h56
Excelente a atitude das autoridades, inovando e colocando recursos palpáveis ao cidadão e ao público em geral; parabéns.
Autor: Pedro Paulo de Medeiros
Profissão: Médico aposentado
Cidade - Estado: Campinas - SP
Deixe seu comentário
 
 
963360

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 145.564.374
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

IBGE divulga estatísticas do Registro Civil 2011

LEIA MAIS