Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Emissão do CPF no Registro Civil é destaque em audiência pública no Congresso Nacional

Publicado em: 21/08/2015
Sessão de fotos relacionada: Emissão do CPF no Registro Civil é destaque em audiência pública no Congresso Nacional

Receita Federal destaca parceria com a Arpen para a emissão do CPF direto na certidão de nascimento e avanço do documento como identificação do cidadão.

Brasília (DF) – A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), representada pelo diretor Leonardo Munari de Lima, e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), representada por seu 1º vice-presidente, José Emygdio de Carvalho Filho, estiveram mais uma vez presentes em audiência pública realizada nesta quinta-feira (20.08) pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada de analisar o Projeto de Lei 1775/2015 de autoria do Poder Executivo e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que prevê a instituição do Registro Civil Nacional (RCN). A audiência também contou com a presença do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar.

Convidado do dia, o Subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal do Brasil, Carlos Roberto Occaso, relatou aos deputados federais e assessores parlamentares presentes os avanços do órgão no processo de identificação do cidadão. “Hoje temos em nossa base 214 milhões de registros e através dos convênios firmados com os cartórios temos capacidade para chegar a até 1 bilhão de registros”, disse. 

Segundo Occaso, “os convênios permitirão ao cidadão ter em sua certidão de nascimento o número do CPF”, aumentando consideravelmente a segurança dos atos e o processo de identificação civil no Brasil. O subsecretário também destacou o cuidado que o órgão tem no armazenamento da base de dados da população. “Temos regras rígidas para acesso e controle destas informações, mediante convênios firmados apenas com órgãos públicos, uma vez que se tratam de informações sigilosas e privadas de cada cidadão brasileiro”, afirmou.

Encarregado de conduzir os debates, o relator do projeto de lei, Júlio Lopes (PP-RJ) voltou a afirmar “que a população já escolheu o seu documento único, que é o CPF, e não há sentido em obrigar um recadastramento nacional para a identificação civil uma vez que a base já está formada e segura”, alertou. “O CPF já faz parte de inúmeras bases de identificação de pessoas e, em razão deste convênio com os cartórios, estará com o cidadão desde o seu nascimento”, finalizou.

A Comissão Especial do PL 1775/15 volta a se reunir na próxima semana para ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo.

Deixe seu comentário
 
 
502976

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 147.055.850
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Tribunais de Justiça lançam manual de mediação com apoio do CNJ

LEIA MAIS