Notícias

16 de Fevereiro de 2016

Arpen-SP comparece à Abertura do Ano Judiciário e posse do Conselho Superior da Magistratura

Nesta segunda-feira (15.02), aconteceu no Palácio da Justiça a Sessão de Abertura do Ano Judiciário e a posse do Conselho Superior da Magistratura (biênio 2016/2017) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Estiveram presentes diversas autoridades, inclusive o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Enrique Ricardo Lewandowski, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad.

Pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), estiveram a presidente Monete Hipólito Serra, o vice-presidente Ademar Custódio, e os diretores Oscar Paes de Almeida Filho, Karine Maria Famer Rocha Boselli e Raquel Silva Cunha Brunetto.

Diante de uma enorme plateia de diferentes setores da sociedade, o desembargador Ricardo Henry Marques Dip, eleito presidente da Seção de Direito Público, discursou em nome do TJ-SP. Dip destacou a importância da existência do Tribunal de Justiça. “Os magistrados bandeirantes, reunidos sob a égide do Tribunal de Justiça de São Paulo – prestes a completar seu sesquicentenário –, existem para repartir justiça”, disse.

Em seguida discursou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Marcos da Costa, que falou em nome dos 350 mil advogados paulistas e ressaltou a importância do judiciário na sociedade, combatendo, principalmente nos tempos atuais, a corrupção. “A chegada de um novo ano judiciário sempre representa a renovação de forças e de esperança que alcançaremos nós, integrantes do sistema de Justiça, êxito na tarefa que nos propusemos a realizar quando decidimos destinar as nossas vidas à administração da Justiça”, destacou.

O procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, também foi convidado a falar aos presentes. Segundo ele, o evento simboliza a “renovação de compromisso de todos nós, integrantes do sistema de justiça, de bem servir às causas do Direito e da Justiça, de nos conservamos senhores de nossas responsabilidades e portadores dignos da esperança dos que anseiam por Justiça”.

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez, e o governador Geraldo Alckmin discursaram no evento e destacaram as ações de São Paulo para melhoria na área de Justiça e Segurança, entre outros projetos. Alckmin ressaltou que o TJ-SP “é a casa que todos nós, paulistas e brasileiros, admiramos”.

Encerrando a solenidade, foi a vez do presidente do TJ-SP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, professar algumas palavras a todos que prestigiaram o evento. Segundo ele, “vale a pena botar dois pés entusiasmados no chão e acreditar que somos capazes de reunir forças para opor óbices aos que pregam a ânsia da vida sem finalidade ética”. 

A mesa de honra do evento foi composta também pelo ministro do Supremo Tribunal de Justiça Paulo Dias de Mora Ribeiro, representando o presidente; senador José Serra;  vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França; deputado federal Arnaldo Faria de Sá, representando o presidente da Câmara; comandante do 4ª Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno; comandante do 8º Distrito Naval, almirante Glauco Castilho Dall’Antonia; cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer; pelos ex-presidentes do TJ-SP José Renato Nalini (atual secretário de Estado da Educação), Ivan Ricardo Garisio Sartori e Dirceu de Mello.

Assine nossa newsletter