Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Regional de Araraquara recebe a 12° edição do curso de Grafotécnica Digital

Publicado em: 14/07/2008
Sessão de fotos relacionada: Araraquara recebe curso de Grafotécnica Digital

Cumprindo seu cronograma de capacitação de funcionários de cartórios para tornarem-se aptos a realizar o curso de Agentes de Registro, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu neste sábado (12.07), no Salto Grande Hotel Fazenda, na cidade de Araraquara, a 12ª edição do curso de Grafotécnica Digital, capacitando os funcionários de cartórios na prestação de um serviço cada mais ágil e seguro à população.

O evento promovido e organizado pelo diretor regional de Araraquara, Alberto Scarpa Varanda, contou com a presença do vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, e também do diretor regional de Ribeirão Preto, Fernando Rodini, que esteve representando o diretor regional Antônio Rodini Luiz. "Vocês são a grande razão de estarmos promovendo este curso e podem ter certeza que vão assistir a uma aula primorosa. Fiz um curso de pós-graduação com o professor Luiz Gabriel e posso garantir que sua aula é sensacional", disse Custódio.

"Mesmo para nós que já temos experiência de 30 anos na função um curso como este transmite muito mais segurança para a prática do dia a dia no balcão do cartório", afirmou o diretor regional de Araraquara, Alberto Scarpa Varanda. "O curso é bastante completo, o professor foca detalhes que às vezes passam despercebidos e que contribuirão muito para identificarmos fraudes no balcão do cartório", completou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo Oficial de Registro Civil de Nova Europa, Lucas de Arruda Serra, que havia assistido outras aulas de grafotécnica. "Sem dúvida o curso é bastante completo e detalhista. O professor tem uma ótima didática e facilita muito o aprendizado", destacou.

Na primeira parte do curso, as 100 pessoas que compareceram ao evento aprenderam técnicas básicas de verificação de assinaturas, como diferenças de formas, traçado e dinamismo da escrita. "A evolução da escrita mostra diferentes características no desenvolvimento das letras", lembrou Passos.

O professor ressaltou as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Falsificações grosseiras são detectadas pelo cartório por meio da análise das formas, traçado e dinamismo da letra. A falsificação de boa qualidade só o perito tem qualificação e obrigação de determinar. O perito tem que verificar o perfil gráfico da pessoa. Colhe de 20 a 30 assinaturas para dar um veredicto".

Já a segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como RG e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos participantes.
A oficiala do 2º subdistrito de São Carlos, Carmen Sueli Corrêa Destro, que participou pela primeira vez de um curso de Grafotécnica, aproveitou para tirar dúvidas. "Vai mudar bastante a rotina da serventia. Abriu bem a cabeça da gente pra ver como funcionam as documentações".

Para Durvalino Cristiano Wetterich Domingues, oficial designado do cartório de Registro Civil e Notas de São Lourenço do Turvo, o curso foi muito importante para dar segurança ao trabalho do dia-a-dia. "O professor explica muito bem. Surpreende a todos por gravar os nomes de todos, o que deixa a pessoas mais atenta para o curso".

Participando pela terceira vez de um curso de Grafotécnica, a oficiala do cartório de Registro Civil de Descalvado, Ligia Maria Zanin, achou o professor extremamente didático. "É a terceira vez que eu faço. Cada vez, aprendemos mais. Foi muito proveitoso, bom para visualizar as diferentes situações que podemos enfrentar".

Participaram desta 12ª edição do curso de Grafotécnica Digital, os cartórios de Agulha, Araraquara - 1° Subdistrito, Araraquara - 2° Subdistrito, Araraquara - 1° Tabelião de Notas e Protesto, Brotas, Descalvado, Gavião Peixoto, Guariroba - Taquaritinga, Ibaté, Jurupema - Taquaritinga, Matão, Nova Europa, Olímpia, Pardinho, Porto Ferreira, Ribeirão Preto - 2° Subdistrito, Rubião Júnior - Botucatu, Santa Lúcia, São Carlos - 2° Subdistrito, São Carlos - 1° Subdistrito, São José do Rio Preto - 4° Tab. Notas, São Lourenço do Turvo, Tabatinga, Vista Alegre do Alto, Ribeirão Bonito e Barretos - 1° Subdistrito.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
532476

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 144.411.309
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Seguridade rejeita divulgação de casamento em jornal

LEIA MAIS