Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Nova live da Arpen-SP discute aspectos técnicos dos serviços imobiliários no RCPN

Publicado em: 06/05/2020
 

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) realizou, na manhã desta terça-feira (05.05), a sua segunda live, com transmissão ao vivo pelos canais da associação no Instagram, Facebook e YouTube. O bate-papo teve como tema o “Convênio Arpen-SP e Arisp: Aspectos técnicos para e-protocolo e emissão de certidões” e contou com a participação da presidente da Arpen-SP, Karine Boselli, da vice-presidente Daniela Silva Mroz e de Carlos Eduardo Chaves, analista de suporte da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp). Também estiveram presentes no vídeo o vice-presidente da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramin Júnior, o gestor Rodrigo Felix Rodrigues, e a gerente de projetos da Arisp, Samira Arroyo.
 
A presidente da Arpen/SP abriu o encontro agradecendo a presença de todos os participantes e, também, a todas as pessoas que estão envolvidas no desenvolvimento e aperfeiçoamento do convênio entre as entidades. “Agradeço a intensidade do trabalho de todos e a disponibilidade. Espero que essa mútua colaboração e essa empatia se perpetuem”, disse Karine. Em seguida, Mroz reforçou que o sucesso do convênio depende da adesão e do empenho de cada registrador civil, e passou a palavra ao analista de suporte.
 
Chaves foi o responsável por mostrar o passo a passo do acesso ao Portal Registradores e como realizar os serviços imobiliários na plataforma. Em primeiro lugar, demonstrou que, na tela inicial do portal, é possível visualizar o valor de cada tipo de serviço e realizar a compra de créditos. “O Portal Registradores funciona por meio dessa pré-compra de créditos para realização das atividades, então aconselhamos a visualização dos valores anteriormente para já fazer a compra correta dos créditos necessários”, explica.
 
Na sequência, Chaves instruiu sobre o login no portal, que deve ser realizado clicando em “Área restrita” e, em seguida, selecionando a opção e-CPF. Uma vez logado, o administrador do convênio pode adicionar o cadastro de mais usuários na ferramenta, como funcionários de seu cartório, para que possam realizar as atividades do portal no dia a dia. Na tela inicial da ferramenta, há um painel com todos os serviços imobiliários disponíveis, mas Chaves reforçou que “para os registradores civis, estão à disposição apenas as opções ‘Certidão Digital’ e ‘E-protocolo’, referentes aos dois tipos de atividades que o convênio permite a realização”.


 
Para proceder à emissão de certidões, basta preencher as informações pedidas na tela e, em seguida, serão apresentados os valores das custas do serviço. Após conferir os valores, o registrador deve clicar em “Concluir pedido”. A solicitação será enviada ao Registro de Imóveis (RI) responsável, que conta com o prazo de duas horas úteis para finalização da emissão. “Caso o registrador perceba algum erro na solicitação de certidão, ele deve acionar o botão do chat, disponível na tela, e falar com um dos atendentes do portal”, explica Chaves.
 
Para o segundo serviço, que trata da protocolização de títulos, também foi apresentado o passo a passo dentro da plataforma: indicação dos dados do Cartório e do requerente, anexação dos documentos necessários e envio das informações ao RI, que irá fazer a prenotação do título, caso esteja tudo correto, ou fazer a devolução da solicitação e do valor pago, informando o motivo para correção. Na tela inicial, dentro da seção “E-protocolo”, é possível visualizar o status de todos os pedidos realizados e, assim, fazer o acompanhamento das ações necessárias.
 
Já ao fim da live, a presidente da Arpen-SP agradeceu a presença de todos e explicou: “Essa transmissão teve o objetivo de explicar sobre esse primeiro acesso ao Portal Registradores e as funções que iremos utilizar. Mais para frente faremos outra live, desta vez para abordar os aspectos mais técnicos dos serviços imobiliários a serem desenvolvidos por nós, dos documentos que devemos receber, entre outros pontos”. Boselli também informou que a Diretoria da Arpen-SP se encontra à disposição para esclarecer dúvidas e proceder a esclarecimentos dos registradores civis do Estado.
 
Clique aqui e assista à íntegra da live, disponível no canal da Arpen-SP no YouTube.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
601622

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 149.568.180
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Portal da Transparência é destaque no programa Em Pauta da Globonews

LEIA MAIS