Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Dicas para a boa conservação dos Livros do RCPN foram apresentadas durante live da Arpen/SP

Publicado em: 13/08/2020
Na noite da última quarta-feira (12), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou transmissão ao vivo sobre o tema: “Boas práticas para a conservação dos Livros e a importância histórica do RCPN”.
 
Participaram da live Nilza Saiki, bibliotecária, museóloga, encadernadora e restauradora de papéis; e Marco Antonio Greco Bortz, oficial de RCPN do 1º Subdistrito de Santo André/SP. Flávio Aparecido Rodrigues Gumieri, oficial de RCPN do 27º Subdistrito - Tatuapé, e integrante do Conselho de Ética da Arpen-SP, foi o responsável pela mediação do bate-papo.
 
A bibliotecária iniciou o bate-papo ressaltando a importância de registradores civis e demais colaboradores dos Cartórios se dedicaram a uma boa conservação dos livros. Segundo ela, mesmo os funcionários que atuam na limpeza das serventias devem receber treinamento para que seja feita higienização adequada das peças.
 
Saiki explicou sobre cuidados que devem ser tomados no armazenamento dos livros, relacionados ao espaço físico onde ficam guardados – temperatura, posição, entre outros fatores. “Tudo isso é importante para que os livros se mantenham bem conservados e não seja necessário o trabalho de restauração, algo que custa caro”, disse a bibliotecária.
 
Para além das ações preventivas, Saiki também deu dicas aos espectadores sobre como lidar com livros que, por alguma razão, se encontrem deteriorados. “A vigilância precisa ser constante, para que esses casos sejam identificados rapidamente. Sempre há de ter alguém observando as condições dos livros”, explicou.
 
Na sequência, Bortz contou um pouco sobre a história do RCPN no país e sobre as diferentes práticas de armazenamento dos registros que já foram adotados pelos Cartórios. “Nós somos conservadores de direitos, e daí vem parte da nossa relevância”, exclamou. Pelo fato de os registros carregarem parte tão importante da história de uma sociedade, na opinião do registrador civil, é de fundamental importância a divulgação do conhecimento sobre a boa conservação dos livros para que, assim, todos possam contribuir para a durabilidade das obras.
 
Em seguida, o mediador repassou algumas perguntas à bibliotecária a respeito de práticas que devem ser adotadas no dia a dia das serventias. Por fim, Bortz ressaltou a necessidade de que os Cartórios atuem, cada vez mais, na digitalização dos registros, para que possa haver diminuição do manuseio dos livros – o que contribui imensamente para sua melhor conservação.
   
Clique aqui e assista à íntegra da live no canal da Arpen-SP no YouTube

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
618647

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 149.511.203
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Pedido de Providências - Tabelionato de Notas

LEIA MAIS