Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping – Ne10 - Cartórios do Brasil apontam 2020 como o ano mais mortal da história

Publicado em: 19/01/2021
Média anual de óbitos subiu de 1,9% ao ano para 8,3%, enquanto as mortes em domicílio aumentaram 22,2%
 
Em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19, o Brasil já registrou a morte de mais de 200 mil pessoas, provocadas pela doença. Esse fator transformou 2020 no ano mais mortal da história do país de acordo com os registros dos cartórios. O número de óbitos é o mais alto desde quando teve início a série histórica das Estatísticas Vitais de óbitos do Registro Civil, em 1999.
 
A totalização dos óbitos de todo o país realizada pelos cartórios registrou que o Brasil teve 1.443.405 milhão de mortes em 2020. O número é 8,3% superior ao ano anterior. A última média histórica de variação anual de mortes no país era de 1,9%, registrada em 2019.
 
O aumento na média anual pode ser conferido no Portal da Transparência, uma plataforma atualizada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
 
"O Portal da Transparência, abastecido diariamente por informações de nascimentos, casamentos e óbitos de Cartórios de todo o País, tem sido um canal de muita importância para que governos, médicos, pesquisadores e a sociedade em geral possam acompanhar em tempo real as informações sobre os dados vitais da população, ainda mais em um momento de intensa crise de saúde pública como a que vivemos atualmente", explica Luis Carlos Vendramin Júnior, vice-presidente da Arpen-Brasil.
 
Aumento das doenças respiratórias
 
Em 2020, por causa da pandemia, foi registrado um aumento das mortes provocadas por doenças respiratórias. 34,9% na comparação entre os anos, passando de 442.266 para 596.678.
 
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apresentou aumento de 998,4%, seguida pelas de Causas Indeterminadas, que registraram aumento de 33,4%.
 
Doenças cardíacas
 
Os óbitos provocados por doenças cardíacas, muitas vezes ocasionados por complicações provocadas pela Covid-19, apontou aumento de 5,1% com relação a 2019. passando de 270.203 para 284.117.
 
Causas Cardiovasculares Inespecíficas aumentaram em 28,8% entre os anos, sendo que o aumento dos óbitos em domicílio é uma das explicações para o diagnóstico inespecífico das mortes causadas por doenças do coração.
 
Mortes em Casa
 
Por causa do isolamento social e do receio das pessoas em frequentarem hospitais ou mesmo realizarem tratamentos de rotina durante a pandemia, bem como a falta de leitos no Brasil por causa da superlotação provocada pela Covid-19, fez com que o número de mortes em domicílio aumentasse em 22,2%, relacionando 2019 e 2020.

Fonte: Ne10
Deixe seu comentário
 
 
748719

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 145.563.220
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Câmara dos Deputados - Proposta obriga realização de sessão extrajudicial para resolução de conflitos menos complexos

LEIA MAIS