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Anoreg/SP atualiza sistema de intérpretes de Libras

Publicado em: 26/02/2021
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), por meio da empresa prestadora de serviços Helpvox – Tecnologia para Inclusão Social, atualizou o sistema de intérpretes de Libras, disponibilizado no site da entidade. 

A modernização tornou a plataforma de atendimento mais leve e de fácil utilização, sendo que os requisitos para o acesso não foram alterados. É necessário um notebook ou computador com câmera e monitor, que possa ser virado para o cidadão com deficiência; fone de ouvido com microfone; e ser associado adimplente. 

A Anoreg/SP solicita que todos os cartórios realizem o acompanhamento e a leitura dos materiais enviados de forma física ou por e-mail sobre acessibilidade, atendimento aos idosos (atendimento prioritário acima de 60 anos e atendimento imediato acima de 80 anos), gestantes e autistas, e que compartilhem e conversem com suas equipes para melhoria do atendimento. Os comunicados estão disponíveis no site www.anoregsp.org.br, na área de Publicações.

Acesso ao sistema
  • O usuário é o CNS do Cartório e a senha é a mesma da versão anterior do sistema.
  • Em caso de dúvidas sobre o acesso, entre em contato com a Anoreg/SP pelo e-mail associados@anoregsp.org.br
 
Ao entrar na plataforma pela primeira vez, o navegador irá solicitar permissão para acesso à câmera e microfone, selecione: “Sempre Permitir” - caso indevidamente cadastre bloquear, será necessário localizar no navegador a área de configurações de privacidade e segurança, e alterar para “Sempre Permitir”.
 
Como utilizar

 
  • O colaborador da serventia, por meio da plataforma, fala ao intérprete, que por meio do vídeo, faz a tradução para Libras.
  • O cidadão, também por meio da câmera, responde ao intérprete, que traduz ao colaborador.
  • É importante ativar a câmera, o fone de ouvido e o microfone no navegador da internet.
  • Caso a imagem não apareça, é necessário verificar o antivírus, que pode estar bloqueando o uso. O firewall (dispositivo de segurança) também pode bloquear a execução da câmera e microfone.
 
Confira abaixo dois vídeos com exemplos da utilização do sistema de intérpretes:
 https://youtu.be/IA0R0fvNL6o
https://youtu.be/Yn9WF3D1wSM
  
Veja abaixo o passo a passo:

1.


2.


3.


4.


O grande interesse e necessidade dos cartórios de conhecer ou configurar o novo sistema de intérpretes de Libras, e o trabalho remoto da equipe de tradutores durante a pandemia, resultou no aumento do tempo de acesso à plataforma, que pode levar, aproximadamente, 90 segundos.
 
Caso a ferramenta apresente erros, verifique se o navegador está atualizado. Para isso, abra o Google Chrome, clique nos três pontos na barra superior direita > Ajuda > Acerca do Google Chrome > Atualizar.
 
Cartórios que utilizam antivírus mais restritivo, com controle de acessos a sites, de instalação de software e hardware, de uso de dispositivos USB etc., como Kaspersky Endpoint Security Cloud, e o navegador não apresente o seu vídeo e/ou do intérprete, será necessário realizar algumas liberações pelo usuário master do antivírus:
 
1 - Cadastrar os três endereços abaixo na liberação do antivírus,

O exemplo abaixo é do Kaspersky Endpoint Security Cloud, mas outros antivírus são similares.
  • Acesse o Kaspersky Business Hub (https://cloud.kaspersky.com/) e efetue o login;
  • Selecione o “perfil” que será configurado;
  • Clique em Configurações de Segurança > Proteção de Ameaças WEB > Configurações;
  • Em seguida, Exclusões da Proteção Contra Ameaças da Web > Configurações;
  • Adicione os comandos abaixo exatamente como estão: (cadastrar com o asterisco e todos os pontos)
*.helpvox.com.br
*.tokbox.com
*.opentok.com

2 - Acesse: Perfis de segurança > Padrão > Configurações de gerenciamento > Controle de Dispositivos > Regras para o bloqueio de categorias de dispositivos > Câmeras e Scanner > Alterar para “Permitir”
 
3 - Caso ainda permaneça o bloqueio do antivírus, siga os seguintes passos:
Perfis de segurança > Padrão > Configurações de gerenciamento > Cloud Discovery > Programas de mensagens > “Vonage” > Alterar para “Permitir”
 
4 - Sendo necessário liberar portas no firewall, o sistema utiliza TCP 443 (https), UDP 3478.

Somente para o usuário master do antivírus, necessitando auxílio, enviar e-mail para associados@anoregsp.org.br, com os dados abaixo, para que a equipe técnica da Helpvox entre em contato com orientações extras de configuração.
  • Nome;
  • Telefone;
  • Cartório;
  • Breve descrição do problema;
  • Breve descrição das configurações realizadas;
  • Configuração da máquina, sistema operacional, navegador, antivírus (incluindo versões).

Fonte: Anoreg/SP
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