Notícias

03 de Setembro de 2015

Desembargador paulista ministra palestra sobre registros e notas no TJ-AM

Como desdobramento de evento realizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) no mês de julho, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) também promoveu a palestra O Futuro dos Registros e das Notas, proferida pelo desembargador paulista Ricardo Henry Marques Dip, que também é coordenador das Serventias Extrajudiciais junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento aconteceu ontem (2), em Manaus, no auditório “Desembargador Arthur Virgílio”, no centro administrativo do TJAM.

Prestigiaram a palestra a presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes; e o corregedor-geral da Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli. "Fui convidado pela desembargadora Graça Figueiredo para falar sobre o futuro das notas e registros públicos, que foi uma palestra feita em São Paulo e aqui será um pouco mais extensa. O objetivo é dar um apoio às posições adotadas pela ministra Nancy Andrighi – também corregedora nacional de Justiça – nesse tema da extrajudicial", disse o desembargador.

Dip destacou a importância do trabalho dos registradores. "Penso que os registros são um cartão de visita em caráter nacional. Acho que poucos países têm um serviço de registros tão bom quanto o do Brasil". Também lembrou que as notas têm uma tradição firme e peculiar e que estão em um momento de grande ascensão. "Vejo o tema com esperança e desejo que palestras como esta ajudem a tomada de consciência de toda a comunidade jurídica sobre a importância desses serviços e de seu aprimoramento, claro, mantendo sua essência", afirmou.

Em seu pronunciamento, a presidente Graça Figueiredo agradeceu a presença do desembargador Dip e sua simplicidade ao aceitar o convite para compartilhar seu conhecimento sobre o tema. "É uma questão discutida até mesmo por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que já foi encaminhada ao Senado. O intuito é proporcionar aos magistrados, servidores e serventuários o máximo de conhecimento e reflexão", declarou.

Entre os participantes do evento estava a servidora Elcy Gomes Pessoa, da Comarca de Pauiní, que fica a 1.200 quilômetros de Manaus. Ela contou que viajou três dias para acompanhar a apresentação do desembargador Ricardo Dip. Saiu de Pauiní de voadeira, um pequeno barco com motor de popa, em uma viagem de oito horas até Boca do Acre. De lá, foi até a capital Rio Branco (AC) de carro, seguindo para Porto Velho, em Rondônia, onde pegou um voo de duas horas de duração para Manaus.

Também prestigiaram a palestra o coordenador do Norte da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Cláudio Roessing; os desembargadores João Mauro Bessa e Paulo César Lima; o promotor André Luiz de Medeiros Figueira; o corregedor-geral da Defensoria Pública do Amazonas, Luiz Maurício Oliveira Bastos; o procurador de contas Evanildo Santana Bragança; Maurício Barroso Guedes, representando o presidente da Associação Nacional de Defesa dos Concursos para Cartório (Andecc); e Juliana Follmer Bortolin Lisboa, representando a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg).

Assine nossa newsletter