Notícias

07 de Julho de 2008

Regional de Franca recebe a 11° edição do curso de Grafotécnica Digital

Curso lotou o auditório do hotel Comfort e capacitou funcionários a realizarem o curso de Agentes de Registro.

Cumprindo seu cronograma de capacitação de funcionários de cartórios para tornarem-se aptos a realizar o curso de Agentes de Registro, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu neste sábado (05.07), no hotel Comfort, na cidade de Franca a 11ª edição do curso de Grafotécnica Digital, capacitando os funcionários de cartórios na prestação de um serviço cada mais ágil e seguro à população.

O evento promovido e organizado pelo diretor regional de Franca, Wilian Furlani, contou com a presença do vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, e também dos diretores regionais de Barretos, José Geraldo Spínola Guimarães, e Fernando Rodini, de Ribeirão Preto, que esteve representando o diretor regional Antônio Rodini Luiz. "Viemos até aqui para trazer nosso apoio à diretoria regional de Franca e dizer que a Arpen-SP está buscando levar a todas as regiões a capacitação contínua dos serviços cartorários", disse Custódio.

"Estou muito satisfeito com o curso. Apesar de já ter feito muitas vezes, eu gostei muito desse palestrante. Eu estou um pouco empolgado para passar o conteúdo para os outros funcionários para que eles aprendam um pouco mais sobre o assunto pela Arpen-SP", afirmou Ricardo Marchesan Rodini Luiz, escrevente autorizado do Cartório de Registro Civil do 3º Subdistrito de Ribeirão Preto.

Para o Oficial Substituto do 1° Subdistrito de Franca, Manoel dos Santos Martins Filho, o curso foi especial. "Eu achei o que todos acharam: um curso nota 10. O professor é excelente. Eu fiquei impressionado porque o curso foi até às 21 horas e ele não deixou ninguém dormir, não teve conversa, todo mundo atento ao que ele dizia. A Arpen-SP está de parabéns pela organização. E quando tiver mais cursos, estamos aí".

"Eu tomei conhecimento do curso por meio do boletim, que eu recebo por e-mail. A expectativa está sendo muito boa porque o curso, realmente, é muito bom. E, a Arpen-SP está de parabéns pela iniciativa, difundindo esse conhecimento para todo o Estado de São Paulo", disse Samuel Luiz Araújo, Oficial do Cartório de Notas do 2º Subdistrito de Sacramento, em Minas Gerais. "Foi excelente. Muito bom. A Arpen-SP está de parabéns pela organização. O professor é muito bom, super didático", completou Guilherme Luis Andrade de Oliveira Ramos, oficial interino no município de Restinga.

Na primeira parte do curso, as 100 pessoas que compareceram ao evento aprenderam técnicas básicas de verificação de assinaturas, como diferenças de formas, traçado e dinamismo da escrita. "A evolução da escrita mostra diferentes características no desenvolvimento das letras", lembrou Passos.

O professor ressaltou as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Falsificações grosseiras são detectadas pelo cartório por meio da análise das formas, traçado e dinamismo da letra. A falsificação de boa qualidade só o perito tem qualificação e obrigação de determinar. O perito tem que verificar o perfil gráfico da pessoa. Colhe de 20 a 30 assinaturas para dar um veredicto".

Já a segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como RG e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos participantes.

Participaram desta 11ª edição do curso de Grafotécnica Digital, os cartórios de Batatais, 1° e 2° Subdistritos de Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, 3° Subdistrito de Ribeirão Preto, Sales Oliveira, São José da Bela Vista e o cartório mineiro da cidade de Sacramento.

Assine nossa newsletter