Notícias

13 de Outubro de 2021

Sede do Conarci 2021, São Luís encanta pela arquitetura portuguesa

Embora fundada por franceses, é no Centro Histórico, cercado por referências portuguesas, que a Unesco declarou a área como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade

O XXVII Congresso Nacional de Registro Civil (Conarci 2021), promovido pela Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), será em São Luís, capital do estado do Maranhão. A cidade escolhida para o evento é a única do Brasil a ser fundada por franceses, em 1612.

Ainda que a fundação tenha sido feita sob o domínio do império francês de Luís XIII, é visível a influência portuguesa na arquitetura da capital maranhense. Isso se deve a conquista e incorporação dos portugueses apenas três anos após a constituição da cidade. 

Embora São Luís seja uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas, é o Centro Histórico que dá boas-vindas a quem chega na cidade descoberta pelo navegador Daniel de La Touche. A área com mais de 220 hectares abriga o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Com ruas estreitas e de paralelepípedos, a região que endereça quase quatro mil sobrados construídos nos séculos 18 e 19, é reconhecida pelo Unesco como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade.

Cercada pelo Oceano Atlântico, as praias de São Luís passam boa parte do ano impróprias para banho, porém os 32 quilômetros de orla marítima com ar fresco garantem diversão aos turistas.  Na Ponta d’Areia, barracas ficam cheias na happy hour, já em Calhau tem calçadão, playground nos quiosques com música ao vivo à noite.

Opções não faltam para quem quer conhecer a capital maranhense, que também é rica em manifestações culturais como bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas e reggae.

Assine nossa newsletter