Notícias

27 de Julho de 2022

42º Cartório de Registro Civil do Subdistrito do Jabaquara completa 55 anos

Há 40 anos na mesma rua, a serventia possui uma relação de afeto com a população local

No dia 15 de julho o 42º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito do Jabaquara, da comarca da capital do estado de São Paulo, completou 55 anos de criação. São mais de cinco décadas de prestação de serviços extrajudiciais à população da região do bairro do Jabaquara, da zona sul da cidade.

Coordenado e gerido por Júlia Cláudia Rodrigues da Cunha Mota, oficial da serventia desde o ano de 2017, o cartório fica localizado em um amplo estabelecimento na Av. Fagundes Filho, no número 343, em um prédio com cômodos agradáveis e móveis bem dispostos. Neste local há pouco tempo, mas na mesma rua há 40 anos, a registradora conta que a mudança do prédio foi uma das primeiras alterações ocorridas no cartório após assumir a direção.

“Mas, além da mudança física, investimos também em equipamentos e na qualificação dos colaboradores, oferecendo cursos e atualizações constantes”, conta Julia. “Redistribuímos as atividades e os escreventes hoje sabem de tudo um pouco, transmitindo uma variedade de informações ao usuário, auxiliando de forma mais satisfatória na obtenção do resultado desejado.”

Cinco décadas de história

Estabelecido em 1967, o 42º Cartório de Registro Civil do Jabaquara é um local histórico para a população da região, por estar presente nos momentos mais marcantes da vida dos habitantes do bairro, como em seus casamentos, no nascimento de seus filhos, e na morte de seus entes queridos. 

Por praticar os atos básicos da vida de uma pessoa natural, os cartórios de registro civil são responsáveis por preservar toda a história de um local, assim como de sua população. “O cartório é uma referência do bairro, é o local onde os moradores passam e tiram suas dúvidas, ainda que nem estejam relacionadas ao nosso serviço diário em si”, conta a oficial.

Um de seus integrantes mais antigos, Rafael Guilherme Fernandes Caetano está na serventia há mais de 15 anos. “Sou filho de pais cartorários, meu pai e minha mãe se aposentaram pela serventia. Frequento o 42º Subdistrito do Jabaquara desde pequeno e resido no mesmo bairro há 37 anos, onde acabamos por conhecer os moradores mais antigos que frequentam a serventia, o que gera um sentimento de carinho por todos da região”, contou Rafael, que é atualmente substituto titular.


A equipe do 42º Cartório de Registro Civil do Jabaquara. | Foto: Arquivo pessoal

Quando ingressou no cartório, em 2007, Rafael era responsável por registrar os nascimentos ocorridos dentro das maternidades que atendia, sendo à época os hospitais Santa Marina, Nossa Senhora de Lourdes, e Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, todos localizados na região da zonal sul de São Paulo. 

As Unidades Interligadas, originadas em 2010, pelo Provimento nº 13 da Corregedoria Nacional de Justiça, dispõem sobre a emissão de certidão de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizam partos. A permanência de um preposto do próprio cartório nas maternidades auxiliou na redução do sub-registro civil.

“Eu revezava a jornada diária entre as três maternidades, retornando à serventia próximo ao horário de término do expediente, para lavrar os assentos de nascimento”, explicou Rafael. Atuando como substituto da oficial, Caetano é responsável pelo setor de firmas e autenticações.

Rafael conta ainda que desde seu ingresso na serventia muitas foram as alterações ocorridas no cartório e na prestação dos serviços extrajudiciais. “Acredito que essa seja também a resposta da grande maioria dos meus colegas de profissão: o avanço tecnológico. A serventia evoluiu muito digitalmente, que caminha a passos mais largos a cada dia.”

“O registro civil tem passado por uma revolução silenciosa, acompanhando as mudanças da sociedade”, enfatiza a oficial Julia. “Começou de forma discreta, com a possibilidade de retificações com a manifestação conclusiva do Ministério Público e recentemente, com a aprovação da Lei Federal nº 14.382/2022, consolidou a confiança depositada no registro civil com a possibilidade de alteração de prenome e sobrenome diretamente no cartório. Isso só mostra que o registro civil está no rumo certo!”

E para não deixar passar a data em branco, no dia em que se comemorou os 55 anos de história do 42º Cartório de RCPN do Jabaquara, Julia preparou um café da manhã especial aos colaboradores, que, segundo a mesma, “são os grandes responsáveis pela trajetória e história da serventia”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/SP

Assine nossa newsletter