Notícias

01 de Março de 2024

Arpen/SP participa da Cerimônia de Posse do desembargador Francisco Carlos Inouye Shintate

Giovanna Truffi Rinaldi, oficial do 21º Subdistrito – Saúde e membro do Conselho de Representação nos Tribunais da Arpen/SP representou a entidade

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (29), a posse solene do desembargador Francisco Carlos Inouye Shintate. A cerimônia aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça e a oficial do 21º Subdistrito – Saúde e membro do Conselho de Representação nos Tribunais da Arpen/SP, Giovanna Truffi Rinaldi representou a entidade na solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. Estiveram presentes, integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores e juízes, além de representantes de instituições.

Em seu discurso, o desembargador Francisco Shintate agradeceu aos pais, esposa, filhos, sogros e demais familiares, além de amigos conquistados ao longo de três décadas de carreira. Também fez uma reflexão sobre a função do magistrado. “Trinta e nove anos passados desde o ingresso na Faculdade do Largo São Francisco, trago comigo os mesmos questionamentos: o que é o Direito? o que é a Justiça e qual a missão do jurista? Busco as respostas a cada dia, em cada processo que julgo, e o faço com o melhor das minhas forças, da melhor maneira possível”, declarou. “Que eu consiga levar justiça a essa multidão de desventurados que, de outra maneira, não teria assegurado seu direito a uma existência digna e solidária”, concluiu.

Francisco Carlos Inouye Shintate nasceu em Valparaíso (SP), em 1967. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1989. Trabalhou como escrevente no extinto 2º Tribunal de Alçada Civil e, antes de ingressar na Magistratura, atuou como promotor de Justiça de São Paulo por alguns meses. Após aprovação no concurso do TJSP, assumiu o cargo de juiz substituto para a 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba, em janeiro de 1991. Ao longo da carreira, também atuou nas comarcas de Potirendaba, Tatuí e São Paulo. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2019.

Assine nossa newsletter