Notícias
3.ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! acontece entre os dias 12 e 16 de maio, levando cidadania à população em situação de vulnerabilidade
Entre os dias 12 e 16 de maio, Registradores Civis de São Paulo, com o apoio da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) e da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), estarão mobilizados para garantir o acesso ao registro civil de nascimento e à documentação básica durante a terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A expectativa é de que mais de 230 mil atendimentos sejam realizados em todo o Brasil, com a emissão de mais de 286 mil documentos. Os números deste ano representam mais que o dobro dos atendimentos realizados em 2023, consolidando o evento como uma importante política de inclusão registral.
A Arpen/SP, parceira fundamental do programa, tem papel decisivo na articulação dos cartórios nos postos de atendimento instalados na Praça da Sé, centro da Capital Paulista, assegurando a presença dos registradores civis nas regiões de maior vulnerabilidade social. A prioridade desta edição é atender a população indígena, pessoas em situação de rua, em cumprimento de medidas de segurança e egressos do sistema prisional, além de outros grupos em situação de vulnerabilidade.
Durante a semana, os cidadãos poderão acessar gratuitamente serviços como a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, inscrição no CPF, além de orientações jurídicas, sociais e previdenciárias.
Veja os locais de atendimento e serviços oferecidos acessando:
São Paulo/Capital
Praça da Sé – São Paulo/SP
Período e Horário
• Data: 12 a 16/05/2025
• Horário: 09h00 às 15h00
Tipos de Atendimentos
Emissão de RG
Emissão de CPF
Segunda via de certidões
Atendimento jurídico
Atendimento de saúde
Emissão de título de eleitor
Emissão de certificado de reservista, dispensa e alistamento militar
Consultas e protocolos de INSS, FGTS, PIS
Propositura de ações para LOAS
Atendimento psicológico, odontológico e clínico
Serviços para migrantes (documentação e regularização)
Atendimento para LGBTQIA+, Direitos Humanos e violência contra a mulher