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Nos bastidores do Registro Civil: conhecendo o Cartório de Carapicuíba
Localizada na região
metropolitana de São Paulo, Carapicuíba é uma das cidades mais emblemáticas da
Grande São Paulo. Fundada como uma das doze aldeias criadas por Padre José de Anchieta,
ainda no período colonial, a cidade nasceu às margens do Rio Carapicuíba — nome
de origem tupi que significa “peixe ruim para comer”. Com o passar dos séculos,
o local se transformou em um importante centro de convivência social e
religiosa, dando origem à Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, um dos raros
remanescentes históricos desse período, hoje tombada pelo IPHAN como patrimônio
cultural.
O município cresceu rapidamente a
partir da década de 1960, impulsionado pela expansão industrial e pela chegada
de migrantes de diversas regiões do país. Atualmente, Carapicuíba abriga mais
de 400 mil habitantes e representa a força das cidades periféricas paulistas, dinâmicas,
acolhedoras e marcadas por um forte senso comunitário.
O Cartório de Carapicuíba:
tradição e transformação
O Cartório de Registro Civil das
Pessoas Naturais de Carapicuíba foi criado em 1951, quando a cidade ainda era
distrito de Barueri. Desde então, acompanha de perto a trajetória de
desenvolvimento da região, participando dos momentos mais importantes da vida
da população local, dos nascimentos e casamentos às histórias familiares que
atravessam gerações.
Com a chegada da oficial
Christiane Gonzalez Hepner, uma nova etapa se iniciou na serventia.
“Carapicuíba tem grande papel histórico que poucos conhecem, foi uma das doze
aldeias fundadas por Padre José de Anchieta, se desenvolvendo com o passar dos
anos. O cartório foi criado em 1951, ainda como distrito de Carapicuíba,
município de Barueri, representando a valorização da população local”, explica.
A registradora destaca a honra em
fazer parte dessa trajetória e seu compromisso com a comunidade. “Eu sinto
grande orgulho de fazer parte da história do cartório e, com isso, da população
local, e busco contribuir para o desenvolvimento da cidade através da prestação
do serviço, sempre visando melhorias no atendimento. Quero que todos se sintam
acolhidos e respeitados”, afirma.
Ao assumir a serventia,
Christiane enfrentou o desafio de implementar a divisão do cartório, que antes
reunia três atribuições — Registro Civil, Notas e Protesto. Essa transição
envolveu mudanças estruturais significativas, inclusive uma mudança de endereço
em apenas 15 dias após o início do exercício. “Foi um grande desafio. Levamos o
RCPN para o shopping local, buscando maior conforto e segurança aos clientes e
aos colaboradores”, relembra.
O novo espaço passou a refletir a
visão de modernização e acolhimento que a oficial busca oferecer. “Além da
inovação de mobiliário e maquinário, visando proporcionar uma maior agilidade
no atendimento, também realizamos a contratação de novos colaboradores, além de
disponibilizarmos duas salas de casamento para as celebrações”, destaca.
A trajetória da oficial
Christiane Gonzalez Hepner
Natural do Rio de Janeiro,
Christiane formou-se em Direito e iniciou sua carreira realizando estágios em
instituições públicas do Estado, experiências que, segundo ela, reforçaram seu
interesse pelo serviço público. “Fiz uma faculdade particular no Rio de
Janeiro, de onde sou natural, e fiz estágios na área, em instituições como
Juizado Especial, Defensoria Pública e Ministério Público, onde fiquei até o
fim da faculdade”, relembra.
Logo após se formar, foi aprovada
em concurso público e nomeada para a Caixa Econômica Federal, onde trabalhou
por oito anos antes de ingressar definitivamente na atividade notarial e
registral. “Saí da CEF para assumir minha primeira serventia, em 2013, em
virtude de aprovação no 8º concurso de São Paulo, na cidade de Caiabu, no
interior do Estado”, conta.
Sua identificação com o Registro
Civil surgiu logo na primeira experiência como oficial. “A minha primeira
serventia era em Registro Civil cumulado com Tabelionato de Notas, mas senti
maior identificação com as atribuições registrais. Estar presente em momentos
tão importantes da vida de uma pessoa e perceber que a gente faz a diferença,
conferindo cidadania, é muito gratificante”, destaca.
Após novas participações em
concursos, Christiane chegou à titularidade do Registro Civil de Carapicuíba
pelo 12º Concurso de São Paulo. A oficial ainda conta que colecionou mais uma
aprovação. “Posteriormente, ainda fui aprovada no Concurso de Outorga de
Delegações do Estado do Rio de Janeiro, num concurso iniciado em 2017, mas
concluído apenas em 2024, mas optei por permanecer em Carapicuíba”, resume,
demonstrando o vínculo criado com a cidade e com o trabalho à frente da
serventia.
Rotina, inovação e compromisso
com a população
O Cartório de Carapicuíba se
destaca pelo investimento em infraestrutura e pela busca constante de
aproximação com o cidadão. “Buscamos proximidade com a população de
Carapicuíba, com novos meios de atendimento, visando garantir maior informação
e celeridade no atendimento, sem perder a segurança jurídica”, explica
Christiane.
Entre os diferenciais, está a
atuação direta na maternidade local, de segunda a sexta-feira. “Realizamos o
atendimento na maternidade todos os dias da semana, buscando auxiliar de forma
efetiva na erradicação do sub-registro, garantindo a saída do hospital com as
respectivas certidões”, destaca.
A estrutura do cartório foi
pensada para oferecer conforto e praticidade aos usuários. “Hoje temos um
ambiente claro, com ar-condicionado e salas de reunião para atendimento
restrito. Estando no shopping, há estacionamento coberto no local, com
segurança, além de pontos de ônibus nas entradas do mesmo, bem como outros
serviços próximos, como Enel e Ganha Tempo”, explica.
Entre os serviços que considera
mais marcantes, Christiane destaca os casamentos civis. “Aliás, considero o
casamento um dos serviços mais incríveis do RCPN, com toda atmosfera de emoção
e felicidade do casal”, diz.
A oficial também enfatiza os
investimentos constantes em tecnologia e comunicação. “Estamos acompanhando as
novas tecnologias e realizando investimentos para otimizar o serviço prestado,
atendendo a população de forma presencial e remota, seja por WhatsApp, e-mail,
telefone ou, até mesmo, Instagram”, afirma.
Desafios e perspectivas para o
futuro
Gerir uma serventia em um
município populoso e de alta demanda exige constante atualização e foco em
qualidade de atendimento. “Permanecemos na busca de um melhor atendimento
sempre, a fim de que as demandas da população sejam atendidas da forma mais célere
possível, com segurança jurídica sempre”, reforça Christiane.
Ela acredita que ainda há um
caminho importante a ser percorrido em termos de divulgação dos serviços do
Registro Civil, para que a população conheça todas as possibilidades que o
cartório oferece. “Buscamos ainda informar à população dos serviços prestados,
o que muitas vezes não é de conhecimento geral”. Com olhar atento às
transformações tecnológicas e sociais, Christiane segue empenhada em garantir
um serviço eficiente e acessível. “Buscamos sempre novos meios de melhorar a
experiência dos nossos usuários”, resume.
Em cada palavra e iniciativa, a
registradora revela seu compromisso com a cidadania e com a comunidade de
Carapicuíba. Sua gestão alia tradição, inovação e sensibilidade, reforçando o
papel essencial do Registro Civil como a porta de entrada da vida jurídica e
social de cada cidadão.
Por: Eduardo Carrasco, Assessoria de Comunicação Arpen-SP
