Notícias

30 de Dezembro de 2010

Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito de Riacho Grande comemorou 60 anos em 12.12

Instalado em 1950, o cartório de Registro Civil e Notas do Distrito de Riacho Grande, cujo Município e Comarca é São Bernardo do Campo, completou, no dia 12 de dezembro, 60 anos de existência. Desde dezembro de 1994, a serventia é administrada pelo Oficial João Antonio Botelho de Andrade. O primeiro ato do registro civil lavrado no cartório foi o de óbito, em 02.01.1951. No mesmo mês, em 15.01.1951, foi feito o primeiro registro de nascimento. Já o de casamento foi registrado em 19.05.1951.

A área ocupada atualmente pelo distrito foi, desde o século XVI, atravessada por caminhos que ligavam o planalto ao litoral paulista, sediando as pousadas e ranchos, hoje desaparecidos, que serviam aos viajantes. A antiga Vila do Riacho Grande, da qual se originou a sede do atual distrito, se formou nas proximidades da Estrada Velha de Santos a partir da linha colonial do Rio Grande, área que, assim como boa parte de todo o distrito, desde 1927, está parcialmente ocupada pelas águas da Represa Billings.

Criado oficialmente em 1948, o distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além do bairros Rio Grande (sede) e Finco, os dez bairros rurais de São Bernardo do Campo: Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.

Assine nossa newsletter